segunda-feira, 21 de julho de 2014

Restauração no entorno da Ponte da Parahyba devolve características históricas para o Centro de Paraíba do Sul

Obras seguem orientações do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural

Desde maio, a Praça do Betinho e o entorno da Ponte da Parahyba, no centro, recebem trabalhos de revitalização, promovidos pelo Governo Marcinho através da Secretaria de Obras. O objetivo é preservar um dos mais antigos e importantes monumentos históricos e turísticos de Paraíba do Sul, como a Ponte da Parahyba, e dar uma nova cara a Praça do Betinho, com mais árvores e melhor acesso para os sul-paraibanos.
 
A Praça do Betinho ganhou novos canteiros, além de uma nova etapa da arborização
Na Ponte, segundo informações da Secretaria de Obras, é realizado um trabalho de recuperação e revitalização no entorno. O projeto consiste em restauração do entorno da ponte, conforme orienta o Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural), pelo fato de ser patrimônio tombado. A restauração é a primeira etapa de uma série de trabalhos de recuperação que serão realizados pela Secretaria nos próximos meses.

A Ponte da Parahyba foi construída pelo Barão de Mauá, suas ferragens foram fundidas na Fundição da Ponta-da-Areia em Niterói. Projetada pelo engenheiro Douglas Dogdson com peças de treliça, medindo cada uma 2,64m que facilitaria seu transporte pelas tropas de muares que obrigatoriamente atravessariam a Serra em direção a Paraíba do Sul. Possui quatro pilares maciços construídos em cantaria lavrada para sua sustentação. Foi inaugurada em 1857, favorecendo a travessia do rio, onde era cobrado um pedágio no período entre 1857 a 1889.
 
A restauração está devolvendo as características históricas à Ponte da Parahyba, que é tombada pelo INEPAC

Na Praça do Betinho, local de grande movimento e passagem de pessoas todos os dias, o trabalho está em ritmo adiantado. Ainda segundo a Secretaria de Obras, o local ganhou novos canteiros, além de uma nova etapa da arborização promovida por toda cidade, com plantio de oitis e palmeiras imperiais. Os trabalhos devem acabar nas próximas semanas. É importante ressaltar que os quiosques das praças não sofreram intervenções e não haverá interdições.

Nenhum comentário: