quinta-feira, 31 de julho de 2014

Paraíba do Sul se transforma em referência na utilização do REGIN no Estado do Rio

Município é apontado como exemplo a ser seguido por especialistas da área

Em reunião realizada no Rio de Janeiro, no começo desta semana, Paraíba do Sul foi apontada como grande destaque em todo o Rio de Janeiro em utilização do REGIN, sistema que permite mais agilidade em abertura de empresas. A reunião foi realizada na última segunda-feira (29), em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Foi o encontro do Comitê Gestor de Integração do Registro Empresarial (COGIRE), que é presidido pelo presidente da JUCERJA (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro), Carlos de La Rocque, e possui membros da SEDEIS, SEFAZ/RJ, AEMERJ, SEBRAE, FECOMÉRCIO, FIRJAN, ACRJ, CRC-RJ, SESCON, SEDEC e RCPJ/RJ.


De acordo com o secretário Municipal de Fazenda, Mauro Zefferino, durante a reunião Paraíba do Sul foi citada como referência em todo o estado em aproveitamento e utilização do REGIN. Os representantes da Prefeitura de Paraíba do Sul deram depoimentos de como o sistema funciona atualmente, fazendo um comparativo de como era no governo passado e como está atualmente. Vale ressaltar que, de acordo com dados do SEBRAE, o número de empresas abertas em Paraíba do Sul, depois da implantação do REGIN em 2013, triplicou.


Ainda segundo o secretário, Paraíba do Sul é classificado como município pioneiro em utilizar o sistema com 100% da sua funcionalidade, desde o pedido de viabilidade até a disponibilização do alvará, tudo através da internet. O sistema, implantado em 16 de novembro de 2013, é mais uma das grandes conquistas do Governo Marcinho e, em menos de um ano, já se torna destaque estadual devido ao seu bom funcionamento. Mauro também explicou que Paraíba do Sul começou a atender outras cidades devido a esta facilidade em conduzir o sistema e o resultado é considerado muito satisfatório: "Há casos em que o processo é resolvido em poucas horas. E mesmo quando há algum problema, também foi facilitado o contato direto com a JUCERJA, através de um novo canal de comunicação. A previsão é que Paraíba do Sul siga sendo destaque estadual por muito tempo devido a este bom e constante trabalho", disse.

Mais facilidade em abrir empresas em Paraíba do Sul
Com o REGIN, o sistema de cadastro integrado, ficou mais fácil e mais rápido o processo de registro de uma nova empresa em Paraíba do Sul. Só para ter uma ideia, antes o tempo para abrir um negócio podia chegar até 3 meses, agora o prazo máximo é de 7 dias. Na primeira fase a prefeitura tem até 48 para aprovar a viabilidade do negócio, se estiver tudo certo, ele faz a inscrição no município e recebe a liberação do alvará. Anteriormente cada secretaria dava sua opinião no processo, era aberto o processo no protocolo que era direcionado para determinada secretaria e o processo ia passando de secretaria para secretaria. Hoje o sistema é todo integrado, então cada secretaria se manifesta no REGIN simplesmente com um clique, ela vai aprova ou reprova.


Com este sistema, o empresário pode acompanhar de casa a análise do seu processo e ver as pendências (caso haja) pela internet. Facilita também a obtenção de documentação, permitindo que o empresário pegue de uma só vez o contrato social, CNPJ, DOCAD e, em alguns casos, a própria licença de funcionamento.

Nenhum comentário: