quinta-feira, 24 de julho de 2014

Com iniciativas que mesclam benefício a saúde e a mente, Governo Marcinho investe no público infanto-juvenil

Com diversos projetos voltados para o público infanto-juvenil, o Governo Marcinho investe, também, na saúde e bem estar das crianças e jovens de Paraíba do Sul. Atualmente, de acordo com informações da Subsecretaria de Esportes, são mais de dois mil jovens e adolescentes participando de algum projeto voltado para área esportiva em seu bairro, em ações jamais vistas na história de Paraíba do Sul. Entre os principais destaques, aulas gratuitas de futebol, artes marciais, natação e ginástica artística.
 
Mais de 2 mil crianças e jovens participam hoje dos projetos esportivos implantados pelo governo Marcinho
É importante ressaltar que as atividades são complementares à educação da criança e do jovem. E este tipo de trabalho cria uma importante integração entre o que se aprende em sala de aula e o que se aprende fora dela. Segundo a orientadora pedagógica Diovana Aparecida de Oliveira Borges, projetos esportivos são de extrema importância no complemento da educação, pois contribuem diretamente para formação da disciplina e atenção da criança e do jovem: "Os projetos esportivos que envolvem atividades como as artes marciais e futebol, por exemplo, são muito importantes nesta integração entre escola e atividades externas, pois permitem que os alunos comecem a canalizar a energia de uma forma positiva e não agressiva. Através destas atividades eles ficam mais calmos, mais disciplinados e mais concentrados para realizar as atividades escolares. Basta estar em contato com uma das crianças que participam das aulas para perceber a animação. É um complemento muito interessante e deve continuar", disse a profissional.
Paraíba do Sul está formando uma geração que desde cedo terá práticas saudáveis no dia a dia, afirmou o professor da Academia Bom Viver, Sérgio Macuco

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), atividade física na infância e adolescência traz uma série de benefícios à saúde e ao desenvolvimento do corpo e da mente. Entre os principais, estão estímulo ao bem estar e hábitos de vidas saudáveis; formação de hábitos saudáveis no futuro; estímulo para o desenvolvimento da massa óssea, muscular e articulações; aumento da força e resistência muscular; contribuições valiosas à saúde e no controle de peso; redução do risco para doenças crônicas como cardiovasculares, tumores, diabetes e hipertensão arterial; promoção da convivência saudável em comunidade e estímulo ao amadurecimento das habilidades cognitivas e motoras.
 
Esses projetos permitem que os alunos comecem a canalizar a energia de uma forma positiva e não agressiva, disse a orientadora Diovana Borges
Para o professor de educação física Sérgio Macuco, que também é responsável pelo treinamento funcional da Academia Bom Viver, no Jardim Velho, atividades para o público infanto-juvenil envolve, diretamente, disciplina, compromisso e responsabilidade além dos benefícios à saúde: "O esporte está ligado diretamente com a questão do comprometimento em fazer algo. Desta forma, a pessoa não fica ociosa e sabemos que o ócio pode levar a várias consequências desastrosas. Outro fator importante é que, através de projetos esportivos, acham-se talentos perdidos, pois o acompanhamento faz com que o indivíduo se aprimore desde cedo, como se fosse lapidar um diamante bruto. E Paraíba do Sul, sem dúvidas, está se tornando um celeiro de novos talentos em diversas modalidades esportivas. E mais importante: formando uma geração que desde cedo terá práticas saudáveis no dia a dia", disse.

Especialistas da área de saúde indicam algumas dicas importantes para os pais estimulem seus filhos a gostar de praticar atividade física, entre as quais se destacam o fato que crianças e adolescentes devem ter pelo menos 60 minutos por dia de atividade física moderada a vigorosa; servir de exemplo: organizar eventos familiares ao ar livre que tenham momentos de prática de atividade física regular; encorajar a criança a ser ativa. Ensinar e participar de brincadeiras como: chutar bola, pular corda, andar de bicicleta, pega-pega, amarelinha, esconde-esconde, etc; apoiar a participação da criança e do adolescente em atividades esportivas individuais ou coletivas que ele goste. Natação, futebol, voleibol, etc; estabelecer limites de tempo para ver televisão, computador e jogos eletrônicos. Alternando períodos de inatividade com atividade e o fato de que tempo de atividade física não precisa ser contínuo, deve haver períodos de sono, refeições, etc.


Nenhum comentário: