terça-feira, 29 de julho de 2014

Sebollas recebe equipes do “Programa Limpa Rio”

Segundo informações da Secretaria do Ambiente e Agricultura, o distrito de Sebollas, na zona rural, já começou a receber o trabalho promovido pelo “Programa Limpa Rio”, do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Paraíba do Sul. As máquinas chegaram na última sexta-feira (25) e vão estar no córrego de Sebollas durante toda esta semana, realizando trabalhos como limpeza e desassoreamento do local.

Ainda segundo a Secretaria, a iniciativa já realizou trabalhos em diversos locais de Paraíba do Sul desde o início de junho, quando a cidade foi contemplada com o programa devido ao bom trabalho desenvolvido com ações voltadas ao meio ambiente. O desassoreamento, que é feito no rio Paraíba do Sul e ribeirões por toda cidade, vai continuar e será levado a outros pontos estratégicos.


Segundo o vereador Maninho Magdalena, morador de Sebollas, o trabalho realizado irá diminuir a ocorrência de enchentes na comunidade, já que com o desassoreamento, as águas vão poder escoar com mais facilidade.


De acordo com o INEA, o "Programa Limpa Rio" já beneficiou 587 corpos hídricos de 73 municípios fluminenses desde 2008. Para receber o "Limpa Rio", as prefeituras devem se comprometer com medidas compensatórias como melhorar a coleta de lixo, combater o lançamento de lixo nos rios, repor vegetação ciliar e nas áreas de nascentes. Tais ações são imprescindíveis para evitar que em pouco tempo os rios fiquem assoreados novamente. Em Paraíba do Sul, o trabalho é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal do Ambiente e Agricultura.

Nenhum comentário: