terça-feira, 12 de agosto de 2014

Projeto de Ginástica Artística traz benefícios para a saúde de crianças e jovens de Paraíba do Sul

“Minha filha sofria muito com um problema respiratório e o projeto está ajudando em seu desenvolvimento”, afirmou Adilson Ângelo, da Liberdade

Em Paraíba do Sul, a semana começa sempre com muita atividade esportiva. Logo no início da manhã de segunda-feira, crianças e jovens de várias idades tem a oportunidade de participar do projeto de Ginástica Artística, inédito na cidade e iniciativa do Governo Marcinho através de uma parceria com a ONG Qualivida, da Coordenadora da Seleção Brasileira de Ginástica Artística, Georgette Vidor. O projeto atendeu ao pedido de diversas mães e pais, que desejavam ver seus filhos e filhos praticando ginástica artística, mas não tinham condições de bancar o treinamento. Havia, inclusive, necessidade de sair de Paraíba do Sul para buscar projetos em outras cidades.


Atualmente, 150 crianças e jovens participam das aulas, que é coordenada pela professora Natália Alves. As aulas são realizadas todas as segundas e quartas-feiras, no Riachuelo Esporte Clube (Praça São Pedro e São Paulo, 25, Centro), de 8h às 11h e de 14h às 17h. O sucesso do projeto foi tão grande que, em pouco tempo, as vagas foram esgotadas. No momento, há uma fila de espera para novas inscrições, que devem ser abertas em breve.
 
Antes não tínhamos esse tipo de atividade agora temos, e é muito bom para as crianças, garantiu Nilton Luz, do Limoeiro, que tem duas filhas no projeto
E as famílias aprovam a oportunidade para as crianças sul-paraibanas. Adilson Ângelo de Souza Junior, morador do bairro Liberdade, tem uma filha participando do projeto, que começou em 2013. Para ele, o exercício traz benefícios para a saúde e o bem estar das crianças: "É muito bom este projeto. Praticar ginástica fortalece os músculos, por exemplo, queima calorias. E no caso da minha filha, ela nasceu com um problema respiratório, sofria muito com a respiração ruim e o exercício que ela faz aqui está sendo muito bom para o desenvolvimento dela. Ela pede pra vir e gosta muito", disse.
 
Minha filha sofria muito com um problema respiratório e o projeto está ajudando em seu desenvolvimento, afirmou Adilson Ângelo, da Liberdade
Morador do bairro Limoeiro, Nilson Luz tem duas filhas praticando ginástica artística há cerca de dois meses e fica muito feliz com a oportunidade dada pelo Governo Marcinho às crianças, ao contrário do que acontecia em anos anteriores: "O projeto é muito bom e importante não apenas para as minhas filhas, mas para todas as crianças. Antes não tínhamos esse tipo de atividade agora temos, e é muito bom para as crianças, que tem mais oportunidade, além de diversão", disse.

Benefícios para a saúde e mente dos pequenos sul-paraibanos

Atualmente, mais de 2 mil crianças e jovens são beneficiados pelos programas esportivos implantados pelo governo Marcinho, como a Escola de Atletas, a Escolinha de Futebol Léo Moura, Academia de Artes Marciais Vitor Belfort, entre outros. E este tipo de trabalho complementa a educação que eles recebem na escola, conforme afirma da orientadora pedagógica Diovana Aparecida de Oliveira Borges: “Os projetos esportivos que envolvem atividades como as artes marciais e futebol, por exemplo, são muito importantes nesta integração entre escola e atividades externas, pois permitem que os alunos comecem a canalizar a energia de uma forma positiva e não agressiva. Através destas atividades eles ficam mais calmos, mais disciplinados e mais concentrados para realizar as atividades escolares. Basta estar em contato com uma das crianças que participam das aulas para perceber a animação. É um complemento muito interessante e deve continuar", disse a profissional.


Para o professor de Educação Física Sérgio Macuco, da Academia Bom Viver (outro projeto gratuito do governo Marcinho), Paraíba do Sul está se tornando um celeiro de novos talentos em diversas modalidades esportivas: “Através dos projetos acham-se talentos perdidos, pois o acompanhamento faz com que o indivíduo se aprimore desde cedo, como se fosse lapidar um diamante bruto. E o mais importante, estão formando uma geração que desde cedo terá práticas saudáveis em seu dia a dia”, afirmou.

Nenhum comentário: