quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Em reunião com INEA, profissionais da Educação se capacitam para o Programa de Coleta Seletiva Solidária

Funcionando desde junho, programa atua em bairros-piloto e atualmente cobre 15% do município

Na manhã da última terça-feira (5), o auditório da Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul recebeu representantes da Rede Municipal de Ensino e das secretarias do Ambiente e Educação para uma importante reunião com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Em pauta, a capacitação de gestores, orientadores pedagógicos e demais funcionários das creches e escolas municipais para a participação direta no Programa de Coleta Seletiva Solidária, que funciona em Paraíba do Sul desde o dia 6 de junho.


A capacitação ficou por conta de Raquel Bento, Coordenadora do Eixo Escola do INEA, e teve o objetivo de assessorar e instrumentalizar as escolas na implantação da coleta seletiva. De acordo com o INEA, a escola possui, entre outros, o papel de multiplicar o conhecimento assim como as boas práticas. Ela tem um compromisso não só com os alunos, mas também com a comunidade do seu entorno. Dessa forma, a escola apresenta uma função estratégica, tornando-se referência para algumas comunidades como um Local de Entrega Voluntária (LEV) dos recicláveis. Neste sentido, a escola é uma instituição chave na implantação da experiência Piloto de coleta seletiva, sendo os primeiros pontos dos roteiros da coleta seletiva.

Para a secretária do Ambiente e Agricultura, Nathália Mafra, a participação das escolas é vital para a continuidade e ampliação da coleta seletiva, que já é um sucesso em Paraíba do Sul.


- Este é o momento mais importante do programa. Atualmente, cobrimos 15% do município através do serviço prestado pelos catadores e vamos ampliar com a realização da coleta nas creches e escolas, que também passam a ser locais de entrega voluntária. Será um trabalho muito prazeroso e vai envolver nossas crianças, que vão chamar ainda mais atenção para importância da coleta – disse Nathália.

Nenhum comentário: