terça-feira, 26 de agosto de 2014

Aulas gratuitas de teatro atraem grande número de alunos em Paraíba do Sul



Projeto inédito do governo Marcinho vem oferecendo oportunidades para centenas de sul-paraibanos. Procura foi muito grande, diz Fundação Cultural

Segunda-feira é dia de teatro em Paraíba do Sul. E a última (25) não foi diferente. Durante todo o dia, o Theatro Municipal Mariano Aranha recebeu as turmas do curso de teatro gratuito, projeto do Governo Marcinho que visa ampliação do acesso a cultura e oportunidade de aprendizado para sul-paraibanos de várias idades. As aulas começam na parte da manhã, de 9h às 11h. E prosseguem à tarde, de 14h às 16h e noite, de 19h às 21h.


De acordo com a Presidente da Fundação Cultural, Verônica Rocha, a procura pelas aulas tem sido muito positiva. A turma da noite, por exemplo, está com todas as vagas esgotadas. Mas ainda há oportunidades nas turmas da manhã e da tarde: "Em pouco tempo, muita gente procurou as aulas. À noite temos lotação máxima, mas ainda temos inscrições abertas para as turmas da manhã e da tarde. São bem vindos alunos de várias idades e de ambos os sexos", disse. Quem estiver interessado basta ter 9 anos ou mais e procurar a Fundação Cultural, na Avenida Ayrton Senna, 238, no Centro, levando apenas os documentos pessoais, nas próximas duas semanas.

Para o professor Leonardo Cunha, a oferta de cursos gratuitos pela Prefeitura tem grande importância. Ele salienta que a procura é bastante positiva e já é possível ver evolução nos alunos: "É muito bom ver a preocupação da cidade em proporcionar à população este contato direto com o teatro. No curso, queremos formar atores e platéia para apresentações culturais. E esta proposta também é muito interessante, pois vem em uma época em que o eletrônico está em alta, e as relações ficam em segundo plano. No teatro, nós incentivamos o contato olho no olho, o contato direto e é muito valioso ver o público jovem em busca disso. Esta ação da Prefeitura, pensando no valor da cultura, é de extrema importância para todos", disse.

Ainda segundo Leonardo, está previsto um encerramento com uma grande atividade em dezembro, quando as aulas entram em recesso. Ainda não está definido se será uma peça completa ou um festival de cenas curtas, mas os alunos farão apresentações para o público de tudo que aprenderam ao longo do curso.

Nenhum comentário: