quarta-feira, 13 de agosto de 2014

INEA realiza segunda etapa do curso de capacitação para os profissionais da Educação

Objetivo é inserir os servidores no Programa Coleta Seletiva Solidária. De acordo com Secretaria do Ambiente e Agricultura, mais um encontro está marcado para o dia 30 de agosto

Nesta terça-feira (12), profissionais da rede municipal de ensino de Paraíba do Sul estiveram no auditório da Prefeitura para a segunda reunião com membros do INEA (Instituto Estadual do Ambiente). Em pauta, a segunda etapa da capacitação de gestores, orientadores pedagógicos e demais funcionários das creches e escolas municipais para a participação direta no Programa de Coleta Seletiva Solidária, que funciona em Paraíba do Sul desde o dia 6 de junho.

Durante todo o dia, eles puderam conversar com técnicos do INEA sobre o sucesso do programa em escolas por todo Rio de Janeiro e já começar a preparar a implantação em Paraíba do Sul. Segundo informações da Secretaria do Ambiente e Agricultura, haverá uma terceira etapa no dia 30 de agosto e a certificação está marcada para o dia 9 de outubro. Logo em seguida, as escolas estarão aptas a participar ativamente do programa.


Mais uma vez, a capacitação ficou por conta de Raquel Bento, Coordenadora do Eixo Escola do INEA, e teve o objetivo de assessorar e instrumentalizar as escolas na implantação da coleta seletiva. De acordo com o INEA, a escola possui, entre outros, o papel de multiplicar o conhecimento assim como as boas práticas. Ela tem um compromisso não só com os alunos, mas também com a comunidade do seu entorno. Dessa forma, a escola apresenta uma função estratégica, tornando-se referência para algumas comunidades como um Local de Entrega Voluntária (LEV) dos recicláveis. Neste sentido, a escola é uma instituição chave na implantação da experiência Piloto de coleta seletiva, sendo os primeiros pontos dos roteiros da coleta seletiva.

Nenhum comentário: