terça-feira, 19 de agosto de 2014

Moradores do Caminho de Dentro comemoram limpeza do Ribeirão do Lucas

"Ninguém queria saber de limpar o ribeirão. Vivia tudo largado por aqui. Agora está muito diferente, muito bom mesmo", disse um morador

No dia 6 de junho deste ano, Paraíba do Sul dava início a uma importante arrancada rumo a um novo tempo para o meio ambiente. Em cerimônia realizada na Praça Garcia, a cidade recebia tratores e caminhões do Programa Limpa Rio, que começou a limpar e desassorear córregos e ribeirões nas áreas consideradas críticas. As intervenções compreenderam o desassoreamento e a limpeza de leitos e margens, evitando perdas materiais e de cunho social, e tragédias ambientais. Vale ressaltar que o trabalho é mais uma conquista do Governo Marcinho em parceria com o Governo do Estado.


De acordo com o INEA (Instituto Estadual do Ambiente), um dos resultados mais impressionantes do programa é no bairro Caminho de Dentro. Em pouco mais de uma semana de trabalho, já foram retirados mais de 12 caminhões de entulho do Ribeirão do Lucas, um dos pontos críticos de alagamento em Paraíba do Sul. A situação do local era tão crítica que, além de lixo, também foram retirados muito restos de obras e até móveis. As ações em prol do meio ambiente desenvolvidas em Paraíba do Sul foram elogiadas recentemente pelo secretário de Estado do Ambiente, Carlos Francisco Portinho, que considerou o trabalho do Prefeito Marcinho e da secretária do Ambiente e Agricultura, Nathália Mafra, essenciais para que a cidade receba investimentos e programas como o Limpa Rio.
As ações chamaram a atenção dos moradores, que elogiam e comemoram a limpeza realizada no bairro. Para a moradora Norma Paschoal, que mora bem próximo ao ribeirão, a limpeza vai representar mais segurança: "Toda minha família gostou do trabalho. A última enchente que tivemos foi horrível, a água subiu mais de dois metros e agora podemos ficar mais tranquilos. Quero agradecer muito ao Prefeito Marcinho por esta limpeza", disse.



Anísio da Silva também comemorou a limpeza e disse que o local estava abandonado há muito tempo: "Ninguém queria saber de limpar o ribeirão. Vivia tudo largado por aqui, era praticamente um ferro velho. Agora está muito diferente, muito bom mesmo", disse.

Já as moradoras Gabriela Passos e Alair Santana chamaram atenção para outra situação importante: a conscientização. Para elas, se os próprios moradores não atuarem como fiscais e denunciarem qualquer tipo de irregularidade, o trabalho será prejudicado: "Este ribeirão estava abandonado, e o Prefeito está de parabéns por esta limpeza. Agora, quem tem de ajudar é o povo, não jogando lixo e denunciando quem fizer isso. O Marcinho fez a parte dele e agora resta fazermos a nossa", disse Alair. "A limpeza foi muito boa, porque aqui era muito sujo. Foi uma atitude muito boa da prefeitura fazer isso e vai contribuir para a sociedade melhorar mas os moradores precisam colaborar e não jogar lixo no ribeirão", completou Gabriela.

Nenhum comentário: