terça-feira, 19 de agosto de 2014

Paraíba do Sul se prepara para receber atletas do AP Trail Run 2014

Etapa de corrida de aventura acontece no dia 20 de setembro e deve reunir 400 competidores

Corredores de várias partes do país vão se reunir em Paraíba do Sul no dia 20 de setembro para disputar uma das principais provas de aventura do país. A edição de 2014 do AP Trail Run, importante competição de corrida na natureza, está confirmada e tem a expectativa de reunir mais de 400 atletas de várias partes do país. Serão três provas com distâncias diferentes: 12km, 25km e 55km. Será um dia intenso, com muita trilha e integração com a natureza no Parque Salutaris, um dos cartões postais da região e importante palco de competições esportivas.

As largadas e chegadas serão no Parque Salutaris e os tempos previstos de prova são de 48 minutos, para a prova de 12km; 1h45 para 25km e 5 horas para 55km. A largada do primeiro grupo (55km) acontece às 8 horas, com os outros competidores, de 12km e 55km largando às 10 horas. A entrega dos kits de participação está marcada para o dia 19 de setembro, de 14h às 21h e no dia da prova, de 7h às 9h30. Quem quiser se inscrever basta acessar o site www.aptrailrun.com.br e clicar na aba "inscrições. Mais informações pelo telefone (24) 2263 1001.


Segundo Adevan Pereira, organizador do evento, a prova tem como objetivo estimular a integração do homem com a natureza e ser um desafio para esportistas de todas as idades. Entre as dificuldades do percurso estão subidas íngremes, descidas com obstáculos e necessidade de muita habilidade com caminhos estreitos. Ainda segundo Adevan, a etapa do AP Trail Run, em Paraíba do Sul, apresenta trilhas técnicas, sendo difícil correr em alta velocidade, com muitas subidas íngremes que exigem muita força e resistência. Além disso, as descidas são difíceis e exigem muita atenção. Para vencer a prova não é necessário apenas ser o mais rápido e sim bolar uma boa estratégia no percurso para passar pelas dificuldades da melhor forma possível.

É importante ressaltar que a prova é autossuficiente, ou seja, o atleta tem de levar seu cinto ou mochila de hidratação. Adevan afirma que uma das principais preocupações é evitar o lixo nas trilhas, por isso reforçam com os competidores que levem seu próprio equipamento. A organização oferece, ainda, postos de abastecimentos em locais estratégicos com água, energético, refrigerante e alimentos como paçoca, banana, laranja e chocolate.

No ano passado, "a melhor prova de todos os tempos"
Em 2013, o Parque Salutaris se transformou numa enorme pista de corrida para sediar, pela primeira vez, o AP Trail Run. Cerca de 400 competidores disputaram quatro modalidades da prova (8km, 12km, 25km e 55km), que começou logo ao nascer do sol. Os atletas saíram do Parque Salutaris e seguiram pela trilha, considerada pela organização a mais difícil da competição devido a subidas íngremes, descidas com obstáculos e caminhos estreitos.

Os atletas, de várias partes do Brasil, que se aventuraram pela natureza encontraram alguns dos cenários mais deslumbrantes do Rio de Janeiro, com fauna e flora abundantes. Na época, o especialista em trail running, George Volpão, considerou a trilha de Paraíba do Sul inesquecível: "Simplesmente a melhor prova que corri em todos os tempos. Nunca antes na história deste país os atletas foram tão bem recebidos e recompensados por seus esforços", disse, na época.

O evento, além de movimentar a economia local, principalmente a rede hoteleira, levou o nome de Paraíba do Sul para todo país com reportagens em importantes veículos de comunicação, como o jornal O Globo, o portal GloboEsporte.com, além de inúmeras publicações especializadas, que colocaram o nome da cidade no mapa brasileiro das corridas de aventura.

Nenhum comentário: