segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Através de um programa inédito, Prefeitura segue recolhendo lixo reciclável em Paraíba do Sul

Há dois meses, Paraíba do Sul conta com o programa Coleta Seletiva Solidária, que atua em uma rota piloto em cinco bairros (Centro, Brocotó, Grama, Lava Pés e Palhas), num total de 62 ruas, atingindo 12% da população. Além de recolher o lixo reciclável, a implantação do Programa também compreende a assistência aos catadores, oferecendo todo suporte para que se formalizem através de cooperativa e se capacitem. De acordo com a secretária do Ambiente e Agricultura, Nathália Mafra, a intenção do município é implementar um programa que não contemple apenas o viés ambiental, mas o social também. Por essa razão, os catadores passaram por capacitação e receberam novos kits de proteção para o trabalho. Nathália também disse que foi priorizada a atenção aos trabalhadores, já que a Prefeitura optou por investir nos catadores e não terceirizar o serviço.


O caminhão da coleta seletiva percorre os bairros contemplados nesta primeira etapa toda segunda e sexta-feira, na parte da manhã. É importante ressaltar que o trabalho também é realizado às quartas-feiras, mas com foco exclusivo no comércio que fica na rota piloto. De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente, assim que houver 80% de adesão pelos moradores, a rota será estendida e o programa levado a mais bairros de Paraíba do Sul. O objetivo é que, em breve, toda cidade seja beneficiada com o programa.

É importante ressaltar foi estabelecido um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) na Patrulha Fluvial, no centro, para que os moradores de bairros não atendidos inicialmente pela rota piloto possam descartar, de forma ecologicamente correta, os seus recicláveis.


Nesta semana, mais uma etapa importante da implantação do programa foi iniciada. Na manhã da última terça-feira (5), o auditório da Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul recebeu representantes da Rede Municipal de Ensino e das secretarias do Ambiente e Educação para uma importante reunião com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Em pauta, a capacitação de gestores, orientadores pedagógicos e demais funcionários das creches e escolas municipais para a participação direta no Programa de Coleta Seletiva Solidária. O objetivo é que as escolas municipais sejam Locais de Entrega Voluntária (LEV) e os alunos participem ativamente na conscientização sobre a importância da coleta seletiva. Ainda segundo Nathália Mafra, na próxima semana acontece mais uma etapa da capacitação voltada aos profissionais de educação. A previsão é que em breve as escolas já comecem a trabalhar ativamente.

Nenhum comentário: