quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Após 40 anos de abandono, começa a reforma da Estação de Tratamento de Água de Paraíba do Sul

Obra é fruto da parceria entre o governo Marcinho, Governo do Estado e a CEDAE e vai beneficiar 100% da população sul-paraibana

Na manhã desta terça-feira (12), o prefeito Marcinho protagonizou mais um momento que ficará marcado na história de Paraíba do Sul. Após mais de 40 anos de abandono e muitos problemas, teve início a reforma da estação de tratamento de água da cidade, uma obra feita em parceria com o Governo do Estado e a CEDAE que vai beneficiar 100% da população sul-paraibana. Através de um incansável trabalho, que começou antes mesmo de assumir a Prefeitura, Marcinho está mudando a triste realidade de muitos sul-paraibanos que por anos sofreram com problemas no abastecimento de água.


A empresa Darwin Engenharia é a responsável pelas obras, que também vão beneficiar os sul-paraibanos através da geração de emprego, já que 100% dos operários envolvidos no trabalho são de Paraíba do Sul. O investimento será de R$ 3 milhões, conquistados através de parceria com o Governo do Estado e a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) em reuniões realizadas em maio. De acordo com Adrian Mello, engenheiro civil responsável pela obra, os trabalhos englobam ampliação do sistema de decantação; colocação de um novo filtro; substituição de válvulas e instalações elétricas; reforma geral e pintura da estação; reforma nos reservatórios; troca da calha; colocação de novos equipamentos e troca do rotor do bombeamento na captação, que vai aumentar o tratamento de água em 50 litros por segundo (passando de 180 para 230), ampliando o serviço e resolvendo o problema de falta d'água. Ainda segundo Adrian, a obra tem prazo inicial de 270 dias.


Em breve, outra obra terá início e vai possibilitar a solução do abastecimento de água para os próximos 30 anos. Será a construção de uma nova estação de tratamento, em um investimento de mais de R$ 14 milhões, mais uma conquista do governo Marcinho. A previsão é que os trabalhos comecem ainda neste ano.
 
Para o chefe da CEDAE na cidade, Celso Nicolau, o empenho do prefeito Marcinho foi fundamental para a conquista dos investimentos
- Nada disso seria possível sem o empenho e a dedicação do prefeito Marcinho. É um prefeito dinâmico, um lutador, que conseguiu demonstrar a importância de todos investimentos que serão feitos em Paraíba do Sul – afirmou Celso Nicolau, chefe da CEDAE em Paraíba do Sul.

Trabalho incansável para acabar com um grande transtorno
Em anos anteriores era muito comum ver grande quantidade de pessoas sofrendo devido a falta d'água constante e, em alguns casos, sem qualquer perspectiva de abastecimento. Desde 2013, esta situação começou a mudar drasticamente.  Mesmo passando por uma das piores secas das últimas décadas, não houve qualquer problema de abastecimento de água em Paraíba do Sul neste ano, por exemplo. Uma das conquistas que possibilitou esta mudança foi a troca do rotor na captação de água bruta, aumento a vazão de 140 para 180 litros por segundo.

O trabalho para mudar o cenário desolador de abandono e falta d'água em Paraíba do Sul começou antes de assumir a prefeitura, já que Marcinho já vinha lutando por melhorias no abastecimento de água em Paraíba do Sul. Em novembro de 2012, reunindo-se com o Movimento de Cursilho, da Igreja Católica, Marcinho foi até a sede da CEDAE, no Rio de Janeiro, em busca de investimentos para o setor. E após assumir a prefeitura, em janeiro de 2013, o prefeito seguiu trabalhando incansavelmente para solucionar o problema de abastecimento de água, que já dura décadas.


É importante ressaltar que vários bairros já receberam obras de construção de rede de abastecimento de água, mudando também um panorama de abandono e grandes problemas. Na Chacarinha, por exemplo, foi construída uma nova rede, com 1200 metros de encanamento e que vai beneficiar 17 famílias, num total de 52 pessoas; na Barrinha, também foi iniciada a instalação de 1200 metros de encanamento, levando água para 88 moradores; e em Werneck, no bairro Alvorada, toda tubulação da rua Porfírio Assunção foi substituída, solucionando o problema crônico do local.

Nenhum comentário: