terça-feira, 5 de agosto de 2014

Meio Ambiente vive uma nova era no Governo Marcinho

Com plantio de milhares de mudas e intenso trabalho de preservação, Prefeitura está transformando o cenário da cidade, gerando renda para os cofres públicos e benefícios para o cidadão

O objetivo é bem claro: transformar Paraíba do Sul em uma das cidades mais verdes do Brasil. E o trabalho desenvolvido pelo governo Marcinho, desde janeiro de 2013, está levando o município a trilhar rapidamente o caminho rumo a sua audaciosa meta. Em pouco mais de um ano e meio, já foram mais de 70 mil mudas de árvores plantadas por toda cidade, que no médio e longo prazo vão oferecer sombra, beleza e um ar mais puro para toda população.


Além de beneficiar os cidadãos, garantindo uma melhor qualidade de vida com as ruas totalmente arborizadas, os investimentos no meio ambiente estão gerando renda para a Prefeitura. Com esse trabalho de recuperação do ambiente, o governo Marcinho colocou Paraíba do Sul, pela primeira vez, na lista dos municípios que recebem ICMS Verde. Deixando de lado o passado, quando figurava no último lugar do ranking estadual, sem qualquer receita do ICMS Verde, a cidade passou a receber R$ 350 mil, confirmando a seriedade de sua política ambiental. A previsão é que esse valor cresça ainda mais nos próximos anos.

"Paraíba do Sul mais Verde - Plante esta ideia"
A iniciativa denominada “Paraíba do Sul mais Verde – Plante essa ideia” começou em julho e tem como objetivo substituir árvores que já estavam mortas ou causando riscos às calçadas e residências e, além de trazer uma paisagem mais bonita, melhorar a qualidade do ar em Paraíba do Sul. Dezenas de árvores foram plantadas no centro e em bairros como o das Palhas, que possui uma das avenidas mais extensas da cidade.


Na última segunda-feira (1), equipes da Secretaria do Ambiente e Agricultura estiveram no bairro realizando a poda das árvores já existentes e plantando novas. De acordo com a secretária do Ambiente e Agricultura, Nathália Mafra, as podas têm como objetivo evitar acidentes com os sul-paraibanos e toda operação é supervisionado por profissionais da Secretaria. Já as novas árvores estão sendo plantadas ao longo do calçamento, com planejamento para que não haja problemas no futuro. O projeto vai continuar nos próximos dias.

Até o momento, apenas nesse projeto, a Equipe de Arborização da Secretaria do Ambiente e Agricultura plantou mais de 2250 árvores, preservou outras 896 através de poda e realizou 76 supressões de árvores que ofereciam risco à população. Outras 50 mil mudas já haviam sido plantadas num grandioso projeto de reflorestamento do Parque Salutaris e seu entorno.

Programa Limpa Rio promove limpeza de córregos e margens do rio Paraíba do Sul
Segue por toda cidade o trabalho de desassoreamento e limpeza de córregos e ribeirões através do "Programa Limpa Rio", parceria entre INEA (Instituto Estadual do Ambiente), Governo do Estado - através do Secretário Estadual do Ambiente, Carlos Francisco Portinho - e Prefeitura de Paraíba do Sul. Segundo informações da Secretaria Municipal do Ambiente e Agricultura, além do trabalho de limpeza e revitalização dos córregos, também estão sendo recuperados os afluentes do Rio Paraíba do Sul, que, com isso, é protegido de possíveis problemas.


Até o momento, áreas como as encontradas nos bairros Bela Vista e Jatobá, além da zona rural (córrego de Sebollas) já receberam as equipes e máquinas do programa, que continua por toda cidade.

Coleta Seletiva Solidária é grande sucesso
O programa Coleta Seletiva Solidária, implantado em junho no município, vem superando as expectativas, afirma a secretária do Ambiente, Nathália Mafra. Um dos principais pontos positivos da implantação do programa é a assistência completa aos catadores, que mudaram sua realidade de trabalho em 100%. E a adesão da população também é comemorada pela secretária, que confirmou o grande sucesso do primeiro mês com todas as ruas da rota piloto participando ativamente.


Neste primeiro momento, o programa funciona através de rota piloto, uma das exigências do INEA para o funcionamento da coleta. O serviço funciona todas as segundas e sextas feiras, na parte da manhã. A coleta é realizada em cinco bairros (Centro, Brocotó, Salutaris, Lava Pés e Palhas), num total de 62 ruas, atingindo 12% da população. O comércio do centro, na Avenida Ayrton Senna e Praça Garcia, também será atendido às quartas-feiras pela manhã. O objetivo é que, em breve, toda cidade seja beneficiada com o programa. É importante ressaltar que foi estabelecido um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) na Patrulha Fluvial, no centro, para que os moradores de bairros não atendidos inicialmente pela rota piloto possam descartar, de forma ecologicamente correta, os seus recicláveis.

De acordo com Nathália, é possível ver uma grande parceria entre a população e o poder público para o funcionamento da coleta: "Todos estamos engajados nesse trabalho e é muito bom ver que os moradores estão participando ativamente o sucesso do programa. Os catadores estão muito satisfeitos com a mudança, pois estão profissionalizados e com toda assistência do Governo Municipal e agora trabalham com mais segurança e dignidade. E é importante convocarmos os moradores das ruas contempladas na rota piloto que ainda não participaram que coloquem seus recicláveis em frente as suas casas, porque o caminhão vai continuar passando nos dias e horários combinados", disse.

Estrada da Barrinha: obra com importância ambiental
Uma grande obra de importância urbana também terá influência direta no reflorestamento promovido pelo Governo Marcinho. O asfaltamento da estrada da Barrinha, em parceria com o Governo do Estado, além de oferecer 6km e estrada totalmente pavimentada, também terá um grande cinturão verde no seu entorno, graças a uma iniciativa do Prefeito Marcinho.


Em Paraíba do Sul, a Barrinha será divida em duas partes: 4 km, dos 6 km da estrada, serão utilizados para a instalação de um distrito industrial, que já está sendo preparado para receber novas empresas e gerar mais empregos aos sul-paraibanos; nos outros 2km será criado o corredor verde, no sentido ao Parque Salutaris. Desta forma, a estrada abrigará indústrias e um parque ambiental, numa iniciativa que confirma a preocupação de Marcinho em transformar Paraíba do Sul em uma das cidades mais verdes do país. A divisão entre as duas áreas será marcada por uma rotatória, que irá permitir que caminhões de grande porte retornem em direção à BR 393, evitando o tráfego de veículos no Centro de Paraíba do Sul.

Horto Municipal oferece mudas de árvores para toda população
Em junho, através de mais uma importante etapa de valorização do meio ambiente, o Governo Marcinho inaugurou o Horto das Águas, que oferece plantas nativas da mata atlântica para todos os moradores de Paraíba do Sul. O horto foi instalado no Parque Salutaris, ao lado do Lago das Minerais, e conta com profissionais capacitados na área do ambiente para atender os sul-paraibanos. Um engenheiro agrônomo e um biólogo estão à disposição para orientar os moradores através de visitas guiadas.

Segundo informações da Secretaria do Ambiente e Agricultura, o horto tem capacidade de produção de 50 mil mudas por ano, todas espécies da Mata Atlântica, como Pau-formiga, Extremosa, Quaresmeira, Ipê rosa, Espatódea, Calistêmo, Aroeira-salsa, Alfeneiro, Ipê tabaco, Goiabeira, Jambeiro, Sibipiruna, Ameixeira, Palmeira-triângulo, Palmeira imperial, Pitangueira, Oiti, Araçá, Amoreira e Néspera. É permitida a retirada de 10 mudas por pessoa. Para solicitar uma muda, o morador deve ir até a Secretaria do Ambiente e Agricultura, que fica na Praça Marquês de São João Marcos, S/N, Segundo Andar, Centro (Telefone: (24) 2263 8695). É possível, também, agendar uma visita guiada para conhecer o horto, que fica no Parque Salutaris, e receber orientações de plantio, cultivo e dicas do que é melhor para cada residência.

Jardim Velho por mais 300 anos
Um dos principais pontos turísticos de Paraíba do Sul começou a ganhar cara nova no fim do último ano. O Jardim Velho, que reúne centenas de visitantes diariamente entre moradores e turistas, recebeu uma completa repaginada, com plantio de novas palmeiras imperiais para perpetuar a existência do local. Este é o projeto “Pensando no Futuro – Jardim Velho + 300 anos”, que tem como objetivo o plantio das palmeiras no lugar das que caíram e ao lado das que apresentam algum problema ou doença.

Pela primeira vez um governo cria uma política voltada para preservação das palmeiras e preocupação em aumentar a vida útil das árvores. A intenção é garantir que o cartão postal continue encantando os sul-paraibanos e todos que visitem a cidade no futuro. A iniciativa inédita e mostra a preocupação do Governo Marcinho com o meio ambiente e a preocupação com a constante manutenção dos pontos turísticos.

Criação de áreas de conservação ambiental
Engajado no desenvolvimento equilibrado e sustentável de Paraíba do Sul, preservando as belezas naturais da cidade, o prefeito Marcinho, através dos decretos 1.099/2013 e 1.100/2013 publicados em 27 de agosto de 2013, criou no município dois Monumentos Naturais: o do Monte Cristo e o da Pedra da Tocaia. Com a medida, além de preservar a fauna, a flora e as belezas naturais destes dois pontos históricos, a cidade passou a ter, oficialmente, as primeiras áreas para a exploração do turismo ecológico e de aventura. A criação das unidades credenciou Paraíba do Sul a figurar na lista do repasse do ICMS verde e a receber mais investimento devido à iniciativas de destaque. 


Nenhum comentário: