sexta-feira, 5 de julho de 2013

Projeto “Escola de Lutas” vem transformando a vida de mais de 400 jovens de Paraíba do Sul


Alunos da Rede Municipal de Ensino melhoram rendimento dentro da sala de aula e pais elogiam a iniciativa

Com medidas simples, mas com muito comprometimento, o prefeito Marcinho vem mudando a vida das crianças de Paraíba do Sul. Uma das ações que vem garantindo novos horizontes para crianças e jovens, o projeto “Escola de Lutas”, em pouco mais de três meses de implantação já conta com mais de 400 alunos da Rede Municipal de Ensino inscritos. Esses alunos, agora também atletas, treinam gratuitamente as modalidades esportivas essenciais para o MMA, esporte que mais cresce no Brasil. Com aulas de submission, judô, Jiu-Jitsu, Karate, Capoeira e Kickboxing, o projeto inédito já provoca mudanças profundas na vida dos jovens atletas, motivo de orgulho para seus pais.

A dona de casa Marluci Sarmento afirma que devido ao projeto “Escola de Lutas”, sua filha Eliara Sarmento Honorato, aluna do CIEP, se tornou uma filha melhor ainda do que já era. Marluci conta orgulhosa sobre as mudanças:

– Eu estou gostando. As notas dela melhoraram. Eu falei que ela teria que ir bem nos dois (projeto e escola). Por ela querer estar sempre na luta, as notas melhoraram ainda mais. No dia a dia, ela está mais tranqüila. Está comendo frutas, que não comia, agora se preocupa com isso, porque agora tem que comer fruta, antes ela não ligava para essas coisas – conta Marluci.

O pai de Eliara, Elis Honorato, ex-praticante de Karate agora também está orgulhoso ao ver a filha praticando um esporte, “eu sempre lutei, pratiquei”, disse. A mãe sofria em saber que a filha sempre teve vontade de praticar esportes também, mas não existia a oportunidade:

 


– Ela sempre teve vontade de fazer um esporte, alguma coisa, e aqui nunca teve oportunidade para as crianças fazerem. Daí quando pintou essa oportunidade ela quis. Eu sempre tive vontade que ela fizesse desde pequenininha, mas não tinha, daí agora tem e ela está firme. Não temos gasto nenhum. Nunca me pediram nada. É tudo por conta da Prefeitura. Projeto nota 10. Tomara que dure para ela poder ficar bastante tempo lá! Ela está adorando, praticando muito. Ela chega em casa e fala dos exercícios que fez, fica brincando, ‘olha mãe, minha barriga está ficando tanquinho’, eu dou o maior incentivo – conta emocionada.

A jovem atleta de apenas 14 anos gosta e ainda convida os amigos para participarem também. “Eu acho bom, diferente. É melhor que ir para a academia, pois a gente aprende algo a mais, e não fica só malhando. Aprende um tipo de defesa, e não só lutar. Já estou criando músculo na coxa, e é bom para a saúde né? Pratico em casa as vezes. Muito bom, é difícil conseguir alguma coisa assim, pois aqui praticamente não tinha nada dessas coisas para os alunos. Participem! Faz bem para a saúde e você aprende algo a mais – convidou Eliara.

 

“Está mudando a vida do meu neto”

Avó satisfeita, que cuida do neto com todo carinho, D. Nélia Maria da Silva conta as mudanças na vida do neto Paulo Vitor após o projeto “Escola de Lutas”:

– Ele está ficando mais disciplinado. Está tendo mais atenção nos deveres. Está mais responsável. Está mais calmo. Eu estou gostando desse projeto. Fui lá ver como era, gostei muito. O professor é gente boa, é uma pessoa ótima. Estou satisfeita. Ele está mais interessado em participar. Depois que começou a fazer ele ficou mais responsável nos estudos e mais calmo. Isso que é o mais importante para mim, e que ele está interessado no que está fazendo. O professor tem muita paciência, muito disciplinado, e é uma pessoa que se preocupa muito. Muito bom! Antes eu chamava para estudar e perdia a paciência, hoje já não demora tanto. Está mudando a vida do meu neto. Não estou gastando nenhum centavo. É tudo de graça. Estão de parabéns, e que continuem compartilhando esse trabalho, pois tira as crianças da rua, dá uma responsabilidade, dá um esporte. Estou satisfeitíssima – conta.

 


Professores exemplos para os alunos

Aluno que virou professor, inspiração para o início de todo o projeto, Guilherme Lourenço, formado em submission, faixa roxa e professor do CIEP no projeto “Escola de Lutas”, confirma o que já é notado pelos pais:

– O esporte em si é bom para a saúde das pessoas, ajuda na disciplina deles, notas de aulas, ajuda a vida delas em tudo. Eu converso com alguns pais e eles dizem que os filhos estão melhorando a disciplina, até mesmo a fisionomia delas. A própria diretora as vezes comenta também. Sempre quando tem algum problema com um aluno ela comenta comigo para eu conversar com ele para tentar melhorar. Eles estão indo bem demais. Estou vendo uma vontade enorme deles no treino. Estão pedindo até mais horas de treino. Estão com vontade – afirmou Guilherme.

 
Coordenador Alcemir

Outro professor do projeto, o campeão mundial de Kickboxing Daniel Oliveira (Fumaça), formado em boxe, muay tay, é exemplo para seus alunos da E. M. Condessa do Rio Novo, e dá sua visão das mudanças que o projeto já proporcionou aos seus alunos:

– Tira o foco da droga. Combate o alto índice de meninas grávidas nessa idade. E também oferece uma atividade física. Trabalha o metabolismo da criança, a estrutura corporal, o desenvolvimento. Perca de peso, raciocínio, reflexo, condicionamento físico, as professoras falam que eles estão mais dispostos. Depois que começou a implantar o projeto de artes marciais na escola, já teve mãe vindo me agradecer que o filho melhorou na escola, melhorou em casa, pois se não estiver com nota boa, não faz as atividades, então o aluno tem aquela obrigação de estar sempre bem na escola para estar participando da atividade física que eles estão gostando. Pode ser que futuramente uma criança desta aqui esteja disputando um campeonato na Argentina, um mundial. Eu saí de dentro do projeto e isso aconteceu comigo, porque não pode acontecer com eles? – contou o campeão, esperançoso em seus alunos.
 
 

Nenhum comentário: