terça-feira, 9 de julho de 2013

Nova Prefeitura oferece Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem

Pensando em condições melhores à saúde do homem, a nova Prefeitura de Paraíba do Sul, através da Secretaria de Saúde, passa a oferecer mais um importante serviço à população sul-paraibana. Trata-se do Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem.

Diretamente ligado à atenção básica, o programa visa captar e oferecer um atendimento diferenciado ao homem, tendo como objetivo a prevenção do adoecimento e agravos. O programa propõe também a promoção de ações de saúde respeitando as diferentes maneiras de ser do homem, organizando-se através de três eixos principais: saúde sexual, reprodutiva e paternidade; violência e acidente em geral; e o acolhimento dos homens na atenção básica, porta de entrada prioritária na rede SUS.

O diferencial do novo serviço implantado no município na gestão do prefeito Marcinho está na forma de atendimento à população masculina. Oferecendo mais facilidade e atenção às necessidades de cada paciente, se adequando aos melhores horários de atendimento para esses homens, que trabalham e não tem tempo para se cuidar. Tudo isso tem como finalidade de diminuir as taxas de mortalidade e morbidade da população masculina.

O serviço já começou a ser oferecido aos homens sul-paraibanos desde a última segunda-feira (1°/07) em todos os PSFs do município, das 7h as 16h, captando os pacientes da faixa etária dos 20 aos 59 anos. Os pacientes são submetidos a uma avaliação geral, que envolve avaliação física, avaliação nutricional, aferição de PA e Glicemia, avaliação e informação a nível odontológico, avaliação e informação em nível de atenção básica, distribuição de preservativo (visando à prevenção de DST e ADS) e paternidade responsável.

 Segundo a secretária de Saúde, Maria Cristina Silva Souza, será realizado um mutirão na Praça Garcia, no centro da cidade, dia 15 julho, das 8h as 12h. Na data é comemorado o Dia do Homem, quando acontecerão diversas atividades, entre elas: orientações dos profissionais da área da saúde; realizações de teste de glicemia; verificação de pressão arterial; entre outros; visando difundir a proposta da política do Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem, e dando início ao projeto de captar, conscientizar e educar os homens do nosso município a prevenir- se e cuidar melhor da sua saúde.



Nenhum comentário: