sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Programa Rio Rural avança em Paraíba do Sul com apoio da Prefeitura e Secretaria do Ambiente e Agricultura


Secretaria Nathália Mafra e Assessor
 Rodrigo Medeiros auxiliando no Rio Rural
Em maio deste ano, Paraíba do Sul foi contemplada pela Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro (SEAPEC), com o Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas – RIO RURAL. Desde então, o Programa tem recebido total apoio da Prefeitura e Secretaria do Ambiente Agricultura. O Rio Rural tem como objetivo melhorar a qualidade de vida no campo promovendo a participação comunitária na adoção de práticas sustentáveis nas áreas social, econômica e ambiental.

Desde setembro deste ano, foram iniciados os trabalhos do Programa no município. A primeira etapa foi a mobilização das comunidades. Em seguida, foi constituído o Comitê Gestor de cada microbacia, o que permitirá a população no processo de tomada de decisões sobre os projetos a serem realizados. E na última semana, as comunidades encerraram o diagnóstico participativo, onde foram levantados os principais problemas encontrados em cada localidade e informadas propostas para a implantação de melhorias. Para o próximo ano os primeiros projetos produtivos serão elaborados para a aprovação junto ao Banco Mundial (BIRD).

Paraíba do Sul possui 15 microbacias. Preocupada com a conservação de seus rios, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria do Ambiente e Agricultura contemplou inicialmente com ações do Programa os Córregos da Cruz (Sebollas) e Fagundes (Sardoal, Rio Manso e Rio Acima), após uma avaliação de requisitos, de organização comunitária, biodiversidade, água para abastecimento e número de agricultores familiares.

Em Paraíba do Sul o Rio Rural tem como grande desafio a melhoria da qualidade de vida no campo, conciliando o aumento da renda do produtor rural com a conservação dos recursos naturais. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida uma estratégia de ação que utiliza a microbacia hidrográfica como unidade de planejamento e intervenção, envolvendo diretamente as comunidades residentes neste espaço geográfico.

Reunião na Microbacia Fagundes em Sardoal
O Rio Rural tem recebido o apoio direto da Secretaria do Ambiente e Agricultura, inclusive com seu corpo técnico participando das reuniões, recebendo as solicitações e promovendo soluções junto à comunidade. “O contato direto com os moradores das comunidades nos aproxima da realidade local e facilita o nosso trabalho” – relata a subsecretaria de agropecuária Maria Fernanda Cunha de Andrade.

O supervisor do escritório local da EMATER-RIO, Geraldo Rivello afirma: “O Rio Rural tem sido uma grande ferramenta de trabalho. A participação das comunidades tem sido fundamental para o avanço do programa. E sem o apoio da Secretaria do Ambiente e Agricultura não conseguiríamos alcançar os resultados obtidos até o momento. Existe o apelo da SEAPEC para a contemplação de uma nova microbacia já para janeiro. A EMATER-RIO vem planejando a mobilização em parceria com a Secretaria do Ambiente e Agricultura para garantir o sucesso do programa. Se tudo correr como esperamos Paraíba do Sul em breve será modelo de desenvolvimento rural sustentável” – declara Geraldo Rivello.

O Rio Rural apresenta-se ainda como proposta para os setores de saúde, educação, turismo, trabalho, obras, energia, transporte e em especial, meio ambiente servindo, muitas vezes, como instrumento para o desenvolvimento de políticas públicas.

“Esse programa é muito importante porque o entendimento de que o homem depende do ambiente para sobreviver é fundamental, e permeia todas as atividades desenvolvidas nos projetos que estamos realizando nas microbacias” – ressaltou a secretaria do Ambiente e Agricultura Nathália Mafra.



Nenhum comentário: