quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Estudantes de diversas Universidades Federais participam do IX ENEGeA na Agrovila em Paraíba do Sul

Estudantes acompanham instruções no primeiro dia de oficina do ENEGeA

A Agrovila do Distrito de Inconfidência, em Paraíba do Sul recebe um grupo de cerca de 20 estudantes de Gestão Ambiental de Instituições Federais de todo o Brasil para a realização do IX ENEGeA (Encontro Nacional dos Estudantes de Gestão Ambiental). O evento é apoiado pela Prefeitura de Paraíba do Sul, através da Secretaria de Ambiente e Agricultura em parceria com o Emater Rio e Sebrae, com objetivo de auxiliar na capacitação de novos gestores ambientais.

Na manhã desta terça-feira, dia 16, os estudantes receberam orientações do técnico em Agropecuária da Emater Rio, Pedro Paulo Soares Florenzano Junior, e aprenderam na prática como funciona o sistema de irrigação por gotejamento do projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável). O projeto PAIS consiste na implantação de unidades produtivas com tecnologia sustentável, com foco na preservação ambiental. Além do cultivo de alimentação saudáveis livres de agrotóxicos, a iniciativa tem como objetivo estimular o associativismo e a formação de cooperativas para o aumento e a diversificação da produção.
Aulas práticas na Agrovila do Distrito de Inconfidência
 empolgam estudantes

O IX ENEGeA teve início nessa segunda-feira, dia 15 dezembro, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ Instituto Três Rios, RJ. Todos os anos, estudantes de todo Brasil se reúnem para discutir as peculiaridades de cada curso da suas regiões e como se integrar no meio profissional depois de formados. Neste encontro são debatidas leis, estatutos, conselhos onde validarão nossa profissão, oferecendo também oficinas, palestras e mini-cursos durante uma semana de evento.

Na quarta-feira, dia 17, mais 20 estudantes de gestão ambiental do IX ENEGeA participarão do curso de produção de mudas. O curso que acontecerá também na Agrovila, será ministrado pela produtora orgânica Fátima Trombini. 


Nenhum comentário: