quinta-feira, 13 de março de 2014

Paraíba do Sul realiza grande mobilização no combate às drogas

Palestras vêm acontecendo durante toda semana nas escolas públicas do município

Desde a última segunda-feira (10), a Prefeitura de Paraíba do Sul, através da Secretaria de Direitos Humanos, está realizando uma grande mobilização no município no combate às drogas. A ação - que dura toda semana e termina no sábado (15) - engloba palestras, apresentações e orientações sobre os efeitos nocivos das drogas e está sendo realizada nas escolas públicas municipais e estaduais e nas comunidades, além de atingir também servidores do município.

Na segunda-feira, as escolas de Sebollas e de Sardoal receberam o palestrante Daniel Camaforte, um dos pilares da ação. Psicólogo, pastor e especialista em Prevenção e Tratamento do Abuso de Drogas pela PUC Rio, com mais de 20 anos de experiência na área, Daniel utiliza toda sua bagagem para mostrar aos jovens os malefícios causados pelo uso de diversos tipos de drogas. Na terça-feira, a ação continuou pela Zona Rural do município e nesta quarta chegou aos bairros Santo Antônio e Eldorado. À noite, a ação foi realizada no Theatro Municipal Mariano Aranha, com o objetivo de fornecer informações para os servidores públicos municipais da saúde e da educação. De acordo com informações, até sexta-feira, todos os bairros do município receberão as ações de conscientização ministradas pelo psicólogo Daniel Camaforte.

Entre os temas abordados estão “Drogas e álcool: uma breve história das substâncias psicoativas”; “Principais drogas e seus efeitos”; “Mecanismos cerebrais: a perspectiva neurobiológica”; “Dependência química: diagnóstico e evolução”; “Aspectos psicológicos do uso de drogas”; “Drogas e a adolescência”; “Dependência química: tratamento e espiritualidade”; e “Aspectos preventivos: família, escola e comunidade”. Segundo Daniel, todos os temas estão sendo desenvolvidos nas diferentes faixas etárias e grupos.

Canta Paraíba – Um Show Pela Vida

A Semana de Combate às Drogas, uma ação feita pelo Governo Marcinho em parceria com as igrejas evangélicas de Paraíba do Sul, termina no sábado, às 15 horas, no Jardim Velho, com o Canta Paraíba – Um Show Pela Vida. O evento contará com shows evangélicos e com a presença de várias igrejas evangélicas da região e algumas casas de recuperação, que na ocasião irão apresentar ex-dependentes químicos. 

Nenhum comentário: