terça-feira, 18 de março de 2014

Inédita no país, Academia de Artes Marciais Vítor Belfort é inaugurada em Paraíba do Sul

Projeto do Governo Marcinho em parceria com o atleta do UFC e o Governo do Estado vai beneficiar centenas de crianças e jovens no bairro Liberdade

O último domingo (16) foi mais um dia inesquecível para os moradores do bairro Liberdade. Em mais uma iniciativa fruto da parceria entre município e Governo do Estado, o Prefeito Marcinho e o Secretário de Estado de Esporte e Lazer, André Lazaroni, inauguraram a Academia de Artes Marciais Vítor Belfort – a primeira do atleta do UFC no Brasil. Os visitantes puderam conhecer de perto a estrutura da nova academia, que é a primeira da região a contar com um octógno. O campeão de MMA, campeão sulamericano de kickboxing, medalha de prata no pan-americano, Fábio Leão, é quem está sob o comando da Escolinha no município.


O Secretário André Lazaroni esteve presente no evento, ao lado do Subsecretário Executivo da SEEL, Manoel Gonçalves Filho e o Vice-Presidente da Suderj, Alexandre Antunes. Lazaroni agradeceu à parceria com o município de Paraíba do Sul para a realização de projetos esportivos na cidade e destacou a importância desta iniciativa para jovens carentes: “O que nós queremos, através do esporte, é formar cidadãos. Daqui poderão sair campeões olímpicos e também do UFC. Vamos formar grandes campeões de artes marciais através desta Escolinha. E mais do que isso, campeões na vida”, disse.

Para o Prefeito Marcinho, que em pouco mais de um ano transformou o Esporte de Paraíba do Sul, iniciando diversos projetos esportivos pela cidade, a importância deste tipo de ação, além de oferecer prática esportiva de graça à população, é também oferecer uma chance de mudança de vida ao alcance de todos.

- Vemos por todo canto gente oferecendo vida fácil, falsas ilusões, tentando colocar nossos jovens no mundo das drogas, da criminalidade. O objetivo desta Academia, assim como da Escolinha Léo Moura e de todos nossos projetos esportivos, é mostrar para nossa juventude o caminho certo. É mostrar para eles que a vida não é fácil, mas que o bem é o único caminho para um futuro melhor. Queremos sim formar atletas, formar campeões. Mas acima de tudo, queremos formar cidadãos de bem – afirmou o prefeito.


Centenas de crianças e jovens serão beneficiados com aulas gratuitas de artes marciais e poderão participar em torneios pela região e por todo país. De acordo com a Prefeitura, o objetivo é oferecer um espaço de qualidade para que os jovens sul-paraibanos de 7 a 17 anos tenham opções não só de prática esportiva, mas de inserção na sociedade e entretenimento, evitando ficar nas ruas e até conquistando uma oportunidade de seguir uma carreira como esportista. Ainda de acordo com a Prefeitura, a iniciativa recebeu material completo para atender 200 alunos de imediato em aulas diárias, que irão das 8h às 16h. Serão quatro professores e seus auxiliares trabalhando no projeto, todos da região. As inscrições serão feitas no local.

Consagrado como um dos principais atletas do MMA, Vítor Belfort estava muito animado com a inauguração da academia em Paraíba do Sul. O lutador fez questão de enviar um vídeo para parabenizar a iniciativa da Prefeitura e dar um recado direto aos alunos, dizendo que tem certeza que o projeto vai formar futuros campeões: “Sempre quis montar pequenos pólos de artes marciais em áreas realmente carentes, que não são vitrines e que não estão localizadas em regiões privilegiadas. As artes marciais precisam chegar a quem precisa e não tem muita opção. Agradeço à prefeitura de Paraíba do Sul e ao Governo do Rio que viabilizaram essa realização. Espero que seja mais uma força para os jovens praticarem as artes marciais e estarem longe da violência. Que isso possa de alguma forma, mudar a vida destas pessoas e de seus familiares”, disse o atleta.

Nenhum comentário: