sexta-feira, 14 de março de 2014

FeirArte será inaugurada neste domingo, oferecendo novas oportunidades aos feirantes e artesãos

Projeto do prefeito Marcinho agradou os trabalhadores, que vivem a expectativa de vender mais e ter cada vez mais pessoas conhecendo seus trabalhos de perto

A tradicional feira livre de domingo volta a ter força e movimentação maior a partir do próximo fim de semana. Neste domingo (16), será realizada a primeira edição da "FeirArte", uma versão reformulada e ampliada da feira, que passa a ser na Praça Garcia, de 7h às 13h. Além das barracas com diversos produtos, haverá, também exposição de artesanato para venda, agricultura orgânica familiar e show musical regional em cada região.

O projeto, elaborado pessoalmente pelo prefeito Marcinho, tem como objetivo oferecer melhor estrutura para os trabalhadores, que estavam abandonados há alguns anos pelo poder público, sem condições ideais de trabalho. Agora, a feira será bem no centro de Paraíba do Sul, em um local de grande movimento, já que a Praça Garcia, além de ponto de encontro, é local de passagem para moradores que vem de praticamente todos os bairros. Vale ressaltar que a responsabilidade da organização, como montagem e limpeza dos estandes, será toda da Prefeitura.


Entre as principais novidades está a disponibilização de artesanato para exposição e comercialização, como acontece em grandes feiras no Rio de Janeiro, por exemplo. Desta forma, artistas sul-paraibanos terão um lugar fixo para exibir seu trabalho e movimentar seus negócios. De acordo com a Secretaria de Turismo, ter um show musical durante o período da feira também é uma forma de oferecer mais um atrativo cultural de graça para a população, além de atrair mais pessoas para um comércio que foi transformado em um grande evento e valorizar os músicos da cidade.

Para os agricultores Maria Dalva Bernardino da Silva e Waldemiro Nunes da Silva, que há anos levam seus produtos de Fernandó para a feira de domingo, a mudança tem tudo para ser benéfica: "Vai ser uma maravilha essa mudança, vai atrair muita gente. Temos uma boa clientela, mas nossa expectativa é que, com a mudança para a Praça, muita gente veja o nosso trabalho e compre ainda mais", disse Maria Dalva. Os produtores trabalham com agricultura familiar há muito tempo, em uma tradição que vem passando de gerações há mais de 50 anos. Ainda de acordo com Maria Dalva, os destaques da barraca, atualmente, são a couve e o quiabo. Porém, o casal vende uma grande diversidade de verduras, além de frutas como banana maçã e banana prata.


De acordo com informações da Secretaria de Assistência Social, todas as associações de artesãos de Paraíba do Sul foram comunicadas da mudança e convidadas a participar da nova feira. A notícia foi recebida com muita alegria pelas artesãs, que comemoram o novo espaço para expor seus trabalhos. Para Ana Lúcia da Silva Clementino, Presidente da Associação de Artesãos do Inema, é uma grande oportunidade para quem trabalha com artesanato que, além de ganhar mais divulgação, podem aumentar sua renda: "Todos gostaram muito da FeirArte. Passamos anos pelejando por mais espaço e agora o que a Prefeitura está fazendo é muito importante. Vai valorizar o trabalho dos artesãos, incentivar a produção quando eles verem que tem um local bem no Centro da cidade para expor e vender. É importante essa mudança para  a Praça Garcia para que todos vejam que o artesanato é sério e que temos muitos artistas competentes em nossa cidade. Estamos muito felizes", disse.

Nenhum comentário: