quinta-feira, 27 de março de 2014

Alunos, pais e professores confirmam o sucesso da Academia de Artes Marciais Vitor Belfort

Projeto recebe neste sábado a visita do norte-americano campeão do UFC, Anthony Pettis

Seguindo a linha de investimentos em projetos que visam o benefício à saúde da população, o Governo Marcinho inaugurou, no último dia 16, a primeira unidade do país da Academia de Artes Marciais Vítor Belfort. O projeto é uma parceria entre município, estado e o próprio lutador do UFC, que teve seu primeiro núcleo de um projeto social estabelecido no país. O campeão de MMA, campeão sulamericano de kickboxing, medalha de prata no pan-americano, Fábio Leão, é quem está sob o comando da Escolinha no município.


A academia tem como objetivos oferecer prática esportiva de qualidade e de graça para a população e uma oportunidade de inserção na sociedade através do esporte, além de seguirem carreira nas artes marciais e alcançarem grandes conquistas. O projeto atende crianças de 7 a 17 anos, oferecendo diversas modalidades de artes marciais. De acordo com a Subsecretaria de Esportes, já são cerca de 350 crianças em pouco mais de duas semanas de funcionamento.


Em cerca de duas semanas, os alunos estão aprendendo noções de várias modalidades de artes marciais como jiu jitsu, boxe e muay thai. A grande frequência durante as aulas vem chamando atenção dos professores, que comemoram a participação de todos. Para o professor Daniel, que ensina muay thai, é gratificante ver um projeto como este em Paraíba do Sul. E para ele, é uma emoção especial, já que o mesmo participou de um projeto social de lutas quando era mais jovem e agora pode passar todos os seus ensinamentos para outros jovens: "Eu me sinto realizado, porque eu sou fruto de um projeto desses. E hoje estou aqui, tendo a oportunidade de ensinar outros jovens tudo o que aprendi, o que já fez parte da minha vida. E os treinamentos estão fluindo muito bem, com bastante participação das crianças e dos jovens. Posso afirmar que o projeto tem 100% de aproveitamento em todos os sentidos. As crianças conversam bastante, interagem com os grupos, o clima é muito bom, e isso é importante para ensinar disciplina", disse o professor.

E a vinda de Anthony Pettis, o norte-americano campeão do UFC no fim de semana, deixou os alunos ainda mais animados. Daniel explica que as crianças perguntam diariamente sobre o lutador, mostram-se ansiosos e querem acompanhar tudo de perto.

Almair dos Santos, professor de boxe, enfatizou a importância do projeto para a comunidade como grande oportunidade esportiva e social para todos. O professor explica que a participação dos alunos é muito satisfatória, e a vontade deles é impressionante: "Outro dia, eles tinham acabado de ter aula de jiu jitsu e eu ia começar a ensinar boxe. Reuni todos e perguntei aos que já tinham treinado se queriam ir embora, se estavam cansados. Nenhum foi embora. Todos participaram de todas as aulas. Isso me chamou atenção e essa satisfação, a quantidade de alunos e o interesse que todos estão demonstrando não tem preço", disse.


Além de tirar os jovens da rua, projeto melhora a disciplina, afirmam pais
E os pais que têm filhos matriculados nas aulas da academia estão encantados com o andamento do projeto. Sirlene dos Santos, que tem um filho participando das aulas, disse que tem grandes expectativas com as aulas da academia e ela mesma gostaria de participar futuramente: "Acho que vai mudar muita coisa, vai ser muito bom pro meu filho. Futuramente ele pode ter uma profissão no esporte, por exemplo. A academia vai ajudar na disciplina, deixando ele mais obediente. Os próprios alunos falam sobre obedecer os pais, não brigar na escola. Isso é muito importante. Eu mesma quero participar, fazer as aulas, estou muito entusiasmada. É um projeto que é bom não só para as crianças, mas para os adultos também. O Marcinho foi o primeiro que fez algo do tipo, envolvendo os jovens, tirando da rua. É muito importante", disse.

Já Lamaica da Silva Lameck, que tem três filhos matriculados no projeto, a disciplina é um dos principais benefícios que a Academia Vítor Belfort traz: "Aqui eles interagem com outras crianças, conversam, brincam e praticam esportes. É muito bom para disciplina. Minha filha faz jiu jitsu e muay thai e meus dois filhos mais novos fazem jiu jitsu e todos eles gostam muito", disse.


E as inscrições seguem abertas. Para se inscrever, o interessado deve estar matriculado em uma escola de ensino regular e comparecer acompanhado do responsável levando uma foto 3x4, atestado médico liberatório para atividades físicas, RG ou certidão de nascimento (documentos próprios); CPF e RG (documentos do responsável). A inscrição é feita na própria academia, que fica na Estrada Vieira Cortês, 157, bairro Liberdade, de 9h às 12h e de 18h às 21h. Podem participar crianças a partir de oito anos de idade e o limite é de 500 inscrições. Mais informações através do telefone (24) 2263 1001.

Nenhum comentário: