quinta-feira, 20 de março de 2014

Governo Marcinho vem transformando a vida dos deficientes visuais de Paraíba do Sul

Projeto inovador oferece aulas de informática gratuitas para quem possui a deficiência

Um projeto inédito do governo Marcinho vem transformando a vida dos portadores de deficiência visual de Paraíba do Sul. O projeto consiste em aulas gratuitas de informática que ensinam deficientes visuais a utilizarem o computador. O curso começou em setembro do ano passado, com aulas todas as quartas-feiras, na parte da manhã e tarde, no NUMEES (Núcleo Municipal de Ensino Especializado), e o tempo de formação depende da destreza de cada aluno.


A capacitação, que atualmente beneficia crianças e adultos deficientes visuais, são ministradas pela professora Rosana da Costa Mello, que também é deficiente visual, junto com sua monitora, Mariana dos Santos. Juntas elas estão ensinando os alunos a usar ferramentas digitais, através dos recursos do DOSVOX, um sistema para computadores que se comunica com o usuário através do comando de voz, viabilizando, deste modo, o uso das máquinas pelos deficientes visuais.

O objetivo do projeto é proporcionar condições para que os deficientes visuais utilizem o computador para desempenhar uma série de tarefas e, assim, adquiram maior independência e autonomia no seu cotidiano, oferecendo condições de desenvolver atividades tanto na escola quanto na vida profissional, e com isso melhorar a qualidade de vida, promovendo inclusão digital.

Segundo a professora Rosana o trabalho foi apoiado na mesma hora pelo prefeito Marcinho, ajudando a professora a se formar no curso DOSVOX, no Instituto AFAC (Associação de Amparo ao Cego) em Niterói, além dos outros cursos que ela também está fazendo no momento no Rio de Janeiro, como o curso de Orientação e Mobilidade, NVDA e artesanato. E que a expectativa é que o projeto cresça cada vez mais.

Além do curso de informática os alunos com deficiência visual já poderão contar, a partir da semana, que vêm com as aulas de artesanato, que tem o objetivo de ajudar os alunos na percepção tátil.

“Este projeto traz independência, dignidade e autonomia para quem é cego”, afirma professora

A professora Rosana conta que, no governo anterior, precisava fazer um enorme sacrifício para se capacitar e ter autorização para dar as aulas: "Eu acordava 3h30 da manhã e só chegava em casa às dez horas da noite. Eu tinha muito medo, pois o transporte não era adequado e não me sentia segura para ir sozinha. Por isso fiquei um bom tempo parada. Graças a Deus o Marcinho tem essa visão de querer ajudar. Quando o governo dele começou, eu também retomei às aulas e, em apenas sete meses, consegui meu certificado. Estou muito feliz de poder fazer parte deste projeto e colaborar, trazendo cada vez mais projetos como este para nossa cidade", disse.


Ainda de acordo com a professora Rosana, mais do que educar, o projeto tem o objetivo de trazer mudanças significativa na vida do deficiente visual: "Este projeto traz independência, dignidade e autonomia para quem é cego. Quem não enxerga é muito dependente de outra pessoa para fazer quase tudo. Com estas aulas, estamos inserindo o deficiente de volta no meio social, para que se sintam seguros para realizar tarefas, andar sozinhos na rua e até conseguir uma posição no mercado de trabalho. Graças ao prefeito Marcinho, o projeto está transformando a vida dos deficientes visuais", afirmou Rosana, visivelmente emocionada.

Nenhum comentário: