segunda-feira, 10 de março de 2014

Carnaval de Paraíba do Sul se transforma em produto turístico, atraindo visitantes e aquecendo a economia do município

Resgatado pelo governo Marcinho em 2013, o Carnaval de Paraíba do Sul se firmou em 2014 como um importante produto turístico do município. Fugindo dos grandes centros, milhares de foliões vieram à cidade para curtir a festa de Momo em um clima familiar, com total segurança e grandes atrações. Neste ano, os turistas lotaram as dependências dos hotéis e pousadas da cidade, que registraram ocupação média de 90%. De acordo com o proprietário do Hotel Itaóca, Sylvio Maciel, a procura dos turistas superou a expectativa: "Tivemos uma lotação muito boa e até deixamos de atender muitos hóspedes devido a falta de espaço. É interessante ressaltar que a grande maioria dos turistas fez questão de elogiar as mudanças promovidas no Carnaval, como a mudança no trânsito e a criação do espaço dedicado às crianças, por exemplo", disse.
 
Débora Lopes, moradora de Juiz de Fora, veio curtir o carnaval com toda família
Outra movimentação comemorada foi no comércio. Segundo o Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Paraíba do Sul, Daniel Pereira, o movimento chegou a dobrar nos dias de folia. As lojas de vestuário e sapatarias registraram os maiores movimentos. Ainda segundo Daniel, os lojistas comemoraram principalmente as vendas de última hora, de turistas que deixaram para comprar acessórios ou roupas quando chegaram à cidade: "Parabenizo o Prefeito Marcinho pelo ótimo Carnaval. E os lojistas tem muito o que comemorar, já que o movimento foi muito grande e as vendas tiveram um bom crescimento em relação a dias normais", disse.

E quem veio de fora não se arrependeu. Com um Carnaval recheado de atrações, os turistas tiveram dias movimentados, com muitas atividades. Para Débora Lopes, moradora de Juiz de fora e que escolheu morar em Paraíba do Sul com o marido após anos fora da cidade, o Carnaval foi excelente: "Gostamos muito de Paraíba do Sul e estamos voltando a morar aqui. O Carnaval deste ano está muito melhor que anos anteriores, muito legal mesmo", disse. As amigas Lidiane, Graciara e Karina, de Santana do Deserto, eram só alegria no Carnaval sul-paraibano. Pela primeira vez curtindo a folia na cidade, elas elogiaram a estrutura e as atrações: "O Carnaval está ótimo. É a primeira vez que eu venho e pude curtir todos os dias. Gostei bastante", disse Karina.


Para o engenheiro Felipe Martins Pereira, que trouxe a filha pequena para curtir o Carnaval, a organização do evento foi o ponto forte: "A programação está bastante animada, com muita gente na rua. A organização foi muito boa para as crianças, minha filha gostou bastante", disse. Já Adriana Andrade de Assis Lima, de Nova Iguaçu, elogiou a paz encontrada em Paraíba do Sul: "É a segunda vez que eu venho e este clima de tranquilidade, sem violência, é um grande ponto forte", disse.

Nenhum comentário: