segunda-feira, 24 de março de 2014

Investindo pra valer no Esporte, governo Marcinho vem transformando a vida de milhares de sul-paraibanoO inédito projeto de ginástica artística oferece aulas gratuitas para as crianças do municípi

Parceria com o Governo do Estado trouxe importantes projetos para a cidade

A sabedoria popular confirma: o esporte é um importante instrumento de transformação. Através da prática esportiva, jovens aprendem a disciplina, o respeito, a importância de hábitos saudáveis. Aprendem a cidadania, o espírito de equipe, ficam longe das drogas, têm a oportunidade de um futuro melhor. E é pensando em todos esses benefícios que desde janeiro de 2013 o governo Marcinho vem promovendo uma verdadeira revolução no esporte de Paraíba do Sul. Em parceria com o Governo do Estado, importantes e inéditos projetos foram lançados, oferecendo condições para que todos os sul-paraibanos tivessem acesso à prática esportiva.
 
André Lazaroni e Marcinho_parceria entre o município e o Governo do Estado vem colocando a cidade em posição de destaque no cenário nacional 
De acordo com dados da Subsecretaria Municipal de Esporte, 1.700 crianças e jovens são atendidos hoje pelos projetos esportivos do município, todos eles gratuitos. E nada, garante o prefeito Marcinho, seria possível sem o apoio do Governo do Estado do Rio.

- Temos no governador Cabral, no vice Pezão e no secretário de Estado de Esporte e Lazer, deputado André Lazaroni, importantes parceiros que vem nos ajudando a transformar a vida de milhares de crianças e jovens na cidade. Sem eles, não conseguiríamos alcançar tanto sucesso, com grandes projetos esportivos – disse Marcinho.

Escolinha de Futebol Léo Moura
A primeira Escolinha de Futebol do jogador do Flamengo Léo Moura foi instalada em Paraíba do Sul, em agosto do ano passado, graças a parceria entre Marcinho, Cabral, Pezão e André Lazaroni. Instalada no Complexo Esportivo Bom Viver, no bairro Liberdade – um dos mais carentes da cidade – a Escolinha Léo Moura já atende hoje a 800 jovens, que enxergam no futebol a oportunidade de dias melhores. São 200 alunos no bairro Liberdade e outros 600 em núcleos espalhados pela cidade. Além do esporte, os jovens aprendem a se portar como cidadãos, sendo orientados pelo ex-jogador do Flamengo e da Seleção Brasileira Vítor XXX, que coordena os núcleos.
Recentemente, alguns atletas foram até o Rio de Janeiro, onde participaram junto com Léo Moura, da inauguração de outro núcleo da escolinha, demonstrando a importância do projeto para o atleta.
 
Paraíba do Sul recebeu a primeira Escolinha de Futebol Léo Moura, que hoje atende a 800 jovens em diversos núcleos pela cidade
Academia de Artes Marciais Vítor Belfort
Um estrondoso sucesso. Assim pode ser classificado o projeto da Academia de Artes Marciais Vitor Belfort, a primeira do atleta do UFC. Inaugurada no último domingo (16), a unidade já conta com 350 jovens inscritos, de 7 a 17 anos, que podem praticar, gratuitamente, diversas modalidades de artes marciais.
Com equipamentos de ponta e materiais de altíssima qualidade, a Academia Vitor Belfort também fica no bairro Liberdade, mas atende a jovens de toda cidade. O projeto é coordenado pelo ex-detento e hoje campeão de artes marciais Fábio Leão, que com um belíssimo exemplo de luta e superação das adversidades, ensina aos alunos não apenas as artes, mas principalmente a boa conduta, orientando e formando cidadãos campeões.
 
Academia Vitor Belfort_350 crianças e jovens inscritos em apenas uma semana
Ginástica Artística
Durante muito tempo, as mães e pais que desejavam ver seus filhos e filhas praticando ginástica artística eram obrigados a ir até municípios vizinhos. Tão logo assumiu a prefeitura, Marcinho tocou uma parceria com a ONG Qualivida, da coordenadora da Seleção Brasileira Georgette Vidor, e trouxe inaugurou o projeto gratuito de Ginástica Artística em Paraíba do Sul. Hoje, 150 crianças e jovens participam das aulas, coordenadas pela professora Nathália, e vem se destacando no esporte.
 
O inédito projeto de ginástica artística oferece aulas gratuitas para as crianças do município
Escola de Atletas
Retornando das férias na próxima semana, outro projeto pioneiro do governo Marcinho, o Escola de Atletas, vem transformando a realidade de 400 alunos da rede municipal de ensino que recebem, em horários alternativos, aulas gratuitas de seis modalidades esportivas: judô, jiu-jitsu, submission, capoeira, muay thay e karatê. As aulas acontecem nas próprias escolas e vem dando grandes resultados, já que os atletas já estão disputando importantes competições esportivas. Mas a maior conquista é vista nos bancos escolares, com a melhora no rendimento e na disciplina dos alunos, que já vem sendo notada por pais e professores.
 
O Escola de Atletas forma crianças e jovens, melhorando o rendimento na sala de aula
Esporte RJ, Academia Bom Viver e competições esportivas
Outros importantes projetos, fruto da parceria entre o Governo Marcinho e o Governo do Estado são os núcleos do Esporte RJ. Dois já foram instalados na cidade: um de vôlei, no bairro Morro da Alegria; e outro de Futsal, no Inema. Além disso, Paraíba do Sul foi contemplada com a primeira academia movida a energia solar, a Academia Bom Viver do Jardim Velho, que oferece atividades físicas gratuitas à população com a orientação de profissionais especializados.

A cidade também virou destino de importantes competições esportivas, que movimentaram a economia e atraíram milhares de visitantes, como o Estadual de Downhill, a corrida de aventura AP Trail Run e o Estrada Real Trip Trail, de MTB. Outras competições, como Marathon Race e campeonatos regionais receberam total atenção e incentivo, impulsionando ainda mais o esporte sul-paraibano.

A Primeira Divisão de Futebol da cidade foi incrementada, com novos uniformes e um formato diferenciado que aumentou a competitividade e atraiu um enorme público. E após 10 anos fora, Paraíba do Sul voltou à Copa Rio Sul de Futsal, a principal competição de futsal da região.

Com todas essas conquistas, Paraíba do Sul vem atraindo a atenção de importantes publicações esportivas do país, sendo chamada de “capital do esporte do interior do Rio de Janeiro”.
O Parque Salutaris recebeu atletas de todas as partes do país para a etapa mais concorrida do AP Trail Run

Circuito Esporte RJ de Ciclismo acontece hoje no Jardim Velho

Mais um sábado com muito esporte em Paraíba do Sul. A cidade recebe neste hoje, dia 22 de março, o Circuito Esporte RJ de Ciclismo, que promete atrair cerca de 200 competidores da modalidade ciclismo estrada.

O evento, mais uma realização da Prefeitura do Município, Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, Federação de Ciclismo do Estado do Rio e ASCAGEL, acontece na Praça Marquês de São João Marcos, o Jardim Velho. A largada está marcada para as 9h nas categorias fraldinha, infanto juvenil, juvenil e adulto. Haverá premiação para todas as categorias e as inscrições, que são gratuitas, poderão ser feitas no próprio local.


Logo após a premiação, acontecerá um Passeio Cicloturístico pelas principais ruas de Paraíba do Sul. Na ocasião, a cidade recebe a visita do Secretário de Estado de Esporte e Lazer, André Lazaroni, um importante parceiro do prefeito Marcinho que vem ajudando a transformar o esporte sul-paraibano.

Nenhum comentário: