segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Projeto do Governo Marcinho, Centros de Qualificação Profissional oferecem mudança de vida de diversos sul-paraibanos

Oferecer oportunidade para os moradores de Paraíba do Sul que buscam qualificação e mais chances no mercado de trabalho. Este é o objetivo principal do CQP (Centro de Qualificação Profissional), projeto inédito implantado pelo Prefeito Marcinho em 2013 e que já coleciona diversos bons resultados.

Segundo levantamento da Subsecretaria de Direitos Humanos, que coordena os cursos em parceria com o SAPE (Sociedade Além Paraíba de Ensino, que tem certificado da UNESCO), já são mais de 100 alunos formados em diversas especialidades e prontos para ingressarem no mercado de trabalho e a oferta de oportunidades não para. Em junho, será formada a primeira turma do curso de serralheiro soldador, voltado para jovens que cursam o ensino médio na rede municipal de ensino de Paraíba do Sul. Este curso é diferente dos outros, que tem duração média de três meses. O curso para os jovens teve a duração de um ano e meio, com objetivo de qualificar e preparar os jovens para terem emprego assim que concluírem o ensino médio.
 
CQP do bairro Liberdade oferece oportunidade de capacitação aos sulparaibanos


De acordo com o Subsecretário de Direitos Humanos, Jorge Cácio Barbosa, o CQP é uma boa oportunidade para quem busca mais conhecimento e se inserir no mercado de trabalho. Além disso, é uma chance para aprender uma nova profissão: "Desde o início dos cursos, já formamos cinco donas de casa em alvenaria, solda e elétrica. Elas decidiram procurar o CQP e agora tem uma nova oportunidade de conseguir trabalho", disse. O Subsecretário também disse que nota muita alegria nos alunos, que comemoram o fato de terem aulas de qualidade e de graça: "Eles ficam muito felizes quando estão estudando e notamos isso no esforço deles durante as aulas", completou.
Nos CQPs, sul-paraibanos tem oportunidade de se capacitar de graça

Nos próximos meses, o CQP inicia uma nova etapa. Serão oferecidos cursos de capacitação para jovens que tenham problemas com dependência química. O objetivo, segundo os responsáveis, é resgatar a autoestima através do ensino e oferecer uma nova oportunidade de vida para estas pessoas.

E ainda há vagas oferecidas para quem estiver interessado nos cursos dos CQPs. As inscrições seguem abertas para cursos de eletricista, alvenaria e soldador na unidade do Bairro Liberdade. Quem estiver interessado deve ter 18 anos ou mais e ir até a Avenida Pedro Paulo de Lacerda, 917, no prédio do antigo Numees. A inscrição é de graça e é mantida em caráter permanente. Cada turma é formada de acordo com determinado número de inscritos.



Nenhum comentário: