segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Parceria entre município e Governo do Estado fortalece esporte em Paraíba do Sul


Com muito trabalho e investimento, Paraíba do Sul confirma, a cada dia, seu status como potência esportiva do interior do Rio de Janeiro. São dezenas de projetos sociais voltados para área esportiva, além da inclusão do esporte nas escolas, entre outras ações.

Desde o início de 2013, a união entre o Governo Marcinho e o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, vem trazendo excelentes resultados. Graças a parceria com o Secretário André Lazaroni, responsável pela pasta no Rio de Janeiro, Marcinho conseguiu reformular o conceito de esporte em Paraíba do Sul, trazendo estrutura e melhores condições para praticamente todos os bairros. São ações desde a entrega de uniformes para as competições de bairro até a criação de complexos esportivos.
 
Sempre presente em Paraíba do Sul, André Lazaroni, ao lado do Prefeito Marcinho, é um dos responsáveis pelo fortalecimento do esporte na cidade
Entre as novidades está o projeto Esporte RJ, que terá três núcleos oferecendo diversas modalidades nos bairros de Paraíba do Sul. De acordo com a Subsecretaria de Esportes, o primeiro núcleo começou a funcionar nesta semana, no Inema, com escolinha de futsal a partir das 18 horas. De acordo com o subsecretário, Cassius Salema, não há restrição de idade e o projeto recebe importante incentivo do Governo Estadual: "Outros dois núcleos do projeto começarão até o fim de março, oferecendo modalidades esportivas diferentes. O projeto é voltado para todas as idades e o Estado oferece uniforme, bolas, cones e os profissionais que participam das aulas, um professor de educação física, uma enfermeira e um apoio", disse. Ainda de acordo com Cassius, outro projeto que terá início em breve é a Academia Vítor Belfort, que segue com inscrições abertas.

Uma das obras mais elogiadas do Governo Marcinho está no bairro Liberdade. O Complexo Esportivo Bom viver vem mudando a vida de centenas de crianças e jovens através do esporte. Graças ao primeiro núcleo do país da Escolinha de Futebol Léo Moura, cerca de 400 crianças praticam futebol de graça em um espaço completamente revitalizado. A Subsecretaria de Esportes informou, também, que o projeto traz benefícios para outros bairros. São os antigos "voluntários dfo esporte", que antigamente recebiam jogos de camisas de três em três anos e, devido ao Projeto Léo Moura, recebem bolas, cones, apito, cronômetro, colete, uniformes, bombas para encher bola e ajuda de custo no valor de R$ 800 por mês. No Inema, por exemplo, três voluntários, Fernando, Reinaldo e Carlos Alberto, estão utilizando a ajuda de custo para investir na estrutura do próprio campo. Com o dinheiro, já compraram uma nova bomba de água para o poço, chuteiras, luva de goleiro e, atualmente, organizam um mutirão para reformar os vestiários. Além dos núcleos que já existiam e que não tinham apoio, o projeto do ídolo do Flamengo também chegou a Zona Rural, com escolinhas em Sardoal e Sebollas.
 
A construção do Complexo Esportivo Bom Viver, referência no esporte da região, é fruto da parceria entre município e Governo do Estado
Outra conquista que foi possível graças a parceria entre município e Estado é a Academia Bom Viver. A primeira academia solar do Rio de Janeiro completa um mês de funcionamento nesta semana e já coleciona bons resultados. Segundo os professores responsáveis pelo treinamento diário, jovens e adultos, de ambos os sexos, buscam o local para praticar exercícios com segurança e acompanhamento profissional. Cada sessão de treinamento tem registrado, em média, entre sete e dez alunos.

A unidade funciona todos os dias, de 7h às 22h e conta com aulas especiais de graça para a população. Diariamente, é oferecido treinamento funcional em dois períodos, de 7h às 12h e de 17h às 22h, com os professores Sérgio Macuco e Bruno Diogo Sampaio. Às terças e quintas, aulas de aeroboxe de 18h às 19h, com o professor Daniel Brito, campeão sulamericano de muay thai. Não há restrição de idade e todos participam de graça e para participar não precisa fazer cadastro antecipado, é só ir até a academia na hora e procurar um dos professores.


O espaço conta com 18 aparelhos para exercícios físicos no entorno da estrutura e a possibilidade de receber até 15 pessoas para as aulas de ginástica, aeroboxe, dança, artes marciais diversas, ioga e etc. A Academia Bom Viver conta com uma cobertura de policarbonato que protege contra os raios UV e previne o câncer de pele.

Nenhum comentário: