terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Blocos se preparam para desfilar no Carnaval de Paraíba do Sul

Com uma programação voltada para o Carnaval de rua, oferecendo atividades para toda família, Paraíba do Sul se prepara para realizar mais uma folia histórica, repetindo o sucesso de 2013. E uma das grandes atrações será o desfile dos blocos carnavalescos, que começam em concentração em seus próprios bairros de origem e seguem em cortejo para o Centro da cidade, encontrando outros foliões na Avenida do Samba. E faltando pouco para o início dos desfiles, os coordenadores dos blocos aceleram os últimos preparativos para fazer bonito no Carnaval.


Conheça um pouco sobre alguns dos blocos que irão fazer a festa no Carnaval 2014 de Paraíba do Sul:

Bloco do Parque Morone
Quando desfila: Segunda-feira, 03/03
Coordenador: Filipe Basílio Arantes

Com preparativos acelerados, o bloco formado por moradores e amigos do Parque Morone está animado para desfilar na segunda-feira de Carnaval. Coordenado pelo morador Filipe Basílio Arantes, o bloco reúne, em média, 200 pessoas e é democrático: todos podem participar, desde crianças até famílias inteiras. Filipe conta que o bloco começou como uma iniciativa de amigos, já que o bairro nunca tinha se mobilizado para formar um bloco. No primeiro desfile, ele conta que uma iniciativa curiosa chamou atenção de várias pessoas e contribuiu para o sucesso da brincadeira: "No primeiro desfile, recebemos uma camisa que já tinha uma estampa, mas resolvemos virar do avesso e fazer a nossa própria marca. Ficamos conhecidos como "Turma do Avesso" e cada vez mais pessoas se interessaram em participar. Agora vamos para o quinto ano, com expectativa de reunir centenas de pessoas na avenida", disse.
Filipe conta que o bloco já é tradição nos desfiles da segunda-feira de carnaval, com a concentração começando no bairro Parque Morone por volta de 14h e a saída para o centro às 18h. O bloco conta com um carro de som para fazer a alegria dos foliões e o grande objetivo é levar a alegria dos moradores do Parque Morone para todos os cantos da cidade.

Bloco Se Prepara pra Ressaca
Quando desfila: Domingo, 02/03
Coordenador: Thiago da Rocha Xavier

Um dos caçulas do Carnaval sul-paraibano vem do Bairro das Palhas. O Bloco Se Prepara Pra Ressaca deve reunir cerca de 250 integrantes para fazer a festa nas ruas de Paraíba do sul. De acordo com um dos coordenadores, Thiago da Rocha Xavier, este é o primeiro ano que o bloco vai pra rua, mas a iniciativa já vem de alguns anos: "Temos essa ideia de ter um bloco há cerca de três anos, mas nunca conseguíamos reunir o pessoal porque sempre alguém viajava. Neste ano, todos resolveram ficar, então vamos levar nossa festa pra rua", disse.
Ainda de acordo com Thiago, o bloco tem um carro de som pra animar os foliões, que são da Rua das Palhas ou de bairros vizinhos. A concentração está marcada para 13h30, na rua José Antônio Costa e a saída para o centro acontece às 17h30. Segundo os coordenadores, o bloco reúne famílias, crianças, adolescentes e quem mais quiser curtir o Carnaval com os amigos.

Bloco Tem Pra Todo Mundo
Quando desfila: Sábado, 01/03
Coordenador: Fernando Carlos do Couto Filho

Estreante no Carnaval de Paraíba do Sul, o bloco Tem Pra Todo Mundo, do bairro Santa Josefa, vai levar cerca de 250 foliões para as ruas, prometendo estrear em grande estilo. Segundo o coordenador Fernando Carlos do Couto Filho, a iniciativa de criar um bloco surgiu através de um grupo de amigos, que sempre se reúne para jogar bola. O objetivo era dar uma atração a mais para o bairro Santa Josefa: "Queríamos ter desfilado já no ano passado, mas não houve tempo. Neste ano, nós planejamos e conseguimos reunir todo mundo a tempo. A ideia é ter um bloco também na rua de baixo, já que a rua de cima tem dois blocos (Arrastão e Renascer do Liberdade)", disse.
O bloco é composto, em sua maioria, por moradores do bairro e por amigos que vem de outras localidades, inclusive de Três Rios. Às 12h de sábado, está marcada a concentração, que deve ir até 17h30. Às 18 horas, auxiliado por um carro de som e música própria, o bloco vai pra rua em direção à Avenida do Samba. Ainda segundo Fernando, a brincadeira que começou em um jogo de bola vai levar a alegria dos moradores para o centro da cidade, mostrando que Santa Josefa sabe fazer Carnaval muito bem.

Ela Balança Mas Não Para
Quando desfila: Segunda-feira, 03/03
Cordenadora: Daíse Bárbara de Barros Silva

Mais um representante da Rua das Palhas, o bloco Ela Balança Mas Não Para também vai estrear no Carnaval de Paraíba do Sul em 2014. Reunindo muitas famílias, amigos e moradores do bairro, são esperadas cerca de 150 pessoas para o primeiro desfile da história do bloco. Segundo a coordenadora Daíse Bárbara de Barros Silva, a inspiração de criar o bloco veio com seu retorno a Paraíba do Sul, após morar fora por vários anos: "Retornei à Paraíba do Sul no fim do ano passado, após morar oito anos e meio no Rio de Janeiro. Mesmo longe, eu sempre gostei de passar o Carnaval por aqui, devido a tranquilidade e harmonia características da cidade e neste ano resolvi fazer mais. Conversei com moradores e decidimos criar o bloco, para levar nossa alegria para as ruas", disse.
O bloco é uma das atrações da segunda-feira de Carnaval e começa a concentração às 15 horas, na Praça da Rua das Palhas. Às 18h30, os foliões iniciam o cortejo rumo ao centro da cidade, fazendo festa pelas ruas e atraindo mais e mais integrantes. Ainda segundo Daíse, o bloco é composto por famílias, amigos e também é aberto para moradores de outros bairros que queiram participar.

Arrastão do Liberdade
Quando desfila: Domingo, 02/03
Coordenador: Edilson Gomide

Um dos maiores blocos de Carnaval de Paraíba do Sul, reunindo em média duas mil pessoas, o Arrastão da Liberdade vai para o Carnaval com expectativa de quebrar recordes de participação de pessoas. Segundo o coordenador Edilson Gomide, há mais de dez anos o bloco leva a alegria e folia do bairro Liberdade para as ruas de Paraíba do Sul e, neste ano, não será diferente: "Muita gente gosta do bloco, assiste, participa, elogia...é muito legal essa reação das pessoas. Geralmente, saímos com cerca de 500 pessoas do bairro, mas com a chegada de moradores de vários ouros bairros, superamos os dois mil integrantes quando chegamos no centro", disse.
Uma das grandes atrações do bloco, segundo Edilson, é a bateria composta por 40 pessoas que, ao lado de um carro de som, embala os foliões durante o cortejo. São músicas compostas pelos próprios integrantes, que fazem sucesso e chamam bastante atenção. O coordenador diz que fica muito feliz em ver o bloco como um dos mais queridos e tradicionais da cidade, e todos se esforçam cada vez mais para atender as expectativas dos moradores.

Cambaleio Mas Não Caio
Quando desfila: Sábado, 01/03
Coordenadora: Alessandra Maria Gonçalves Guaraciaba de Almeida

Um bloco carnavalesco que prima pela tradição das festas de rua, com muita marchinha e roda de samba. Esse é o mote do bloco Cambaleio Mas Não Caio, que desfila pelo quarto ano seguido no sábado de Carnaval e se concentra no Parque Salutaris, a partir de 15 horas. Segundo a coordenadora, Alessandra Guaraciaba, o objetivo do bloco é reunir o máximo de pessoas possível, em um ambiente familiar e de muita amizade. Ela explica que os integrantes promovem um carnaval mais tradicional, focando nas clássicas marchinhas e sambas mais antigos, reunindo desde jovens a idosos: "Nós fazemos nossa festa em clima de matinê mesmo, com roda de samba, uma banda de marchinhas e muita alegria. O bloco não é vinculado a um bairro apenas. Fazemos nossa concentração no Parque Salutaris e todos são bem vindos a participar", disse.
Ainda segundo Alessandra, a expectativa é reunir cerca de 200 pessoas para o Carnaval de 2014. E o nome do bloco nada mais é que uma brincadeira com as dificuldades do dia a dia e a explosão de alegria que a folia traz nos dias de Carnaval: "Passamos o ano inteiro cambaleando com contas, dificuldades, trabalho, dinheiro...mas não caímos! E no Carnaval queremos extravasar isso, que apesar da dificuldades, sempre há motivo pra comemorar e ser feliz", completou.

Mamãe Eu Quero
Quando desfila: Terça-feira, 04/03
Coordenador: Zé Bola

Para garantir a diversão da terça-feira de Carnaval, o bloco Mamãe Eu Quero ajeita os últimos preparativos para o quarto ano seguido desfilando em Paraíba do Sul. De acordo com o coordenador Zé Bola, serão cerca de 100 integrantes com abadá, mas o bloco tem um jeito diferente de fazer com que todo mundo possa participar: "Não cobramos abadá, pedimos aos integrantes para trazer uma caixa de latas de cerveja ou de refrigerante em troca das camisas. Mas quem não tiver camisa também não tem problema, basta ir de fraldão", disse.
Batizado com o nome de uma das mais tradicionais marchinhas carnavalescas, o bloco se concentra no bairro das Palhas a partir de 15h, com saída prevista de cortejo para 17h30. Ainda segundo Zé Bola, os integrantes têm a ajuda de um carro de som e uma bateria, que toca músicas próprias e conta com a alegria e animação dos foliões sul-paraibanos, que não são restritos apenas à moradores das Palhas: "São famílias inteiras que desfilam com a gente e que já criaram essa tradição de desfilar no bloco. É interessante observar essa mescla de gêneros e idades", completou.

Amigos do Caminho de Dentro
Quando desfila: Sábado, 01/03
Coordenador: Noêmia Maria Melo de Carvalho

Outro tradicional bloco do carnaval sul-paraibano é formado pelos Amigos do Caminho de Dentro. São cerca de 150 integrantes, que, pela terceira vez consecutiva, vão levar a alegria do bairro para as ruas de Paraíba do Sul. De acordo com a coordenadora, Noêmia Maria Melo de Carvalho, o bloco começou como uma pequena festa, para os amigos do bairro e, após alguns anos, virou uma das mais tradicionais comemorações do Caminho de Dentro: "Nosso bloco começou como uma festa de bar, reunindo amigos e familiares para curtirem o Carnaval. Como percebemos que muita gente gostou da ideia, resolvemos levar a festa pra rua. E desde então estamos aí, completando nosso terceiro ano seguido de desfile", disse.
Ainda segundo Noêmia, os integrantes são, em sua maioria, famílias e muitas crianças. Eles contam com um carro de som, que toca marchinhas e músicas com tema de Carnaval para animar o cortejo. A concentração está marcada para 15 horas, com saída do bloco às 18 horas. Noêmia conta que os moradores já estão bastante ansiosos e contam as horas para o dia do desfile.

Bloco do Lava Pés
Quando desfila: Segunda-feira, 03/03
Coordenadoras: Sônia e Tatiana

Com preparativos acelerados para entrar na avenida pelo quarto ano seguido, o Bloco do Lava Pés vai levar cerca de 250 pessoas em um cortejo que reúne moradores dos bairros Lava Pés e Portal do Sol. Segundo as coordenadoras Sônia e Tatiana, é interessante observar que sempre surgem mais pessoas para desfilar do que o planejado pela organização do bloco: "Muita gente aparece com camisas dos anos anteriores, para não ficar de fora da festa. É muito bonito de se ver, na maioria são famílias inteiras e muitos amigos de longa data", disse Sônia.
Ainda segundo as organizadoras, o bloco sai em cortejo por volta de 17 horas, cantando as mais tradicionais marchinhas e músicas de Carnaval. Elas esperam repetir o sucesso dos anos anteriores, arrastando uma grande quantidade de pessoas para fazer um belo desfile no Centro de Paraíba do Sul.

Banda da Bunda
Quando desfila: Domingo, 02/03
Coordenadora: Denise de Olveira Rampini

Com mais de duas décadas de tradição no Carnaval sul-paraibano, o bloco Banda da Bunda pretende bater mais um recorde de público. Segundo a coordenadora, Denise de Oliveira Rampini, a expectativa é ter mais de 500 pessoas desfilando no que ela considera "o bloco mais famoso da cidade". E o diferencial está na alegria dos participantes: "Todo mundo gosta muito do desfile, ficam ansiosos para o dia do bloco. O bacana é ver que todo mundo vai fantasiado, como os tradicionais desfiles de carnaval de épocas passadas", enfatizou.

Com concentração a partir de 18h, no Bar do Biluca, os foliões iniciam cortejo às 20 horas, em direção a Avenida do Samba. Denise explica que o horário da concentração é mais tarde para dar tempo de reunir ainda mais pessoas, pois muitos participantes são famílias e idosos. Ela salienta, também, que recebe muitos participantes de fora de Paraíba do Sul, que gostam muito da ideia de desfile tradicional e com fantasias.

Nenhum comentário: