quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Prefeitura decreta que cidadão pode escolher o táxi que quiser e determina fim do “carro da vez” no Jardim Velho

Prática adotada pelos próprios taxistas vinha causando transtornos aos passageiros

Após receber diversas reclamações de moradores, a Prefeitura determinou, através de decreto, o fim da prática conhecida como "carro da vez", que é realizada pelos taxistas do ponto 5 (antigo ponto 17), no Jardim Velho. O decreto é baseado na Lei Orgânica do Município e o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, que trata de práticas abusivas. No caso do "carro da vez", o passageiro perde o direito de escolher o profissional com quem deseja seguir viagem e é obrigado a selecionar um taxista através de um rodízio elaborado pelos próprios trabalhadores do ponto.


De acordo com o Prefeito Marcinho, não é correto determinar que uma pessoa utilize um carro de uma fila imposta pelos próprios taxistas que trabalham no local: "O passageiro não pode ser obrigado a utilizar o serviço de um taxista que não conhece. Em nossa cidade, muitas pessoas já criaram laços de amizade com os profissionais que trabalham nos pontos e, por conhecerem e confiar, preferem ir com um motorista específico na hora de pegar um táxi. E esta prática abusiva de "carro da vez" não vai existir mais. A fiscalização vai agir e nosso objetivo é sempre estar ao lado da população", disse.

A medida já está valendo e qualquer passageiro que for obrigado a utilizar o sistema e se sentir prejudicado deve acionar o Procon ou o órgão fiscalizador do município, para que as autoridades tomem as medidas necessárias. Vale ressaltar que o taxista que descumprir o decreto estará sujeito a sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Nenhum comentário: