quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Alunas da Central de Costureiras de Sebollas preparam fantasias para o Carnaval do distrito

Projeto inédito do Governo Marcinho oferece oportunidade de aprendizado e geração de renda para dezenas de famílias da Zona Rural

Mais um projeto inédito que está ajudando a mudar a vida de dezenas de moradoras de Sebollas, a Central de Costureiras oferece qualificação profissional para que as alunas possam gerar renda com seu trabalho. Na Central, elas aprendem a fechar a roupa, dar bainha, colocar gola, confeccionar shorts e camisas, colocar elástico, colocar o viés e muito mais. E o melhor, as roupas que elas produzem são levadas para casa, renovando os seus guarda-roupas com o fruto de seus trabalhos e aprendizado.
 
Em ritmo acelerado, as alunas da Central de Costureiras de Sebollas preparam as fantasias para o carnaval 2014
Já são mais de 20 famílias beneficiadas pelo projeto, que capacita as costureiras há cerca de um ano para que tenham qualificação e possam gerar renda com seu próprio trabalho. De acordo com a coordenação da Central, em março, todos os trâmites legais serão finalizados para transformação do projeto em cooperativa, para que as alunas já saiam da teoria diretamente para o mercado de trabalho. Em abril, durante a semana das comemorações de Tiradentes, os trabalhos produzidos como roupas, camisetas, camisas, entre outros, estarão à venda em um estande que a Prefeitura irá disponibilizar para as aprendizes e toda verba será dividida entre elas.

Nas semanas que antecedem o Carnaval, o trabalho aumentou. A coordenação do projeto informou que a Central das Costureiras se transformou em um grande ateliê de fantasias. As aprendizes e mais alguns voluntários se uniram para fazer a confecção de todas as fantasias que serão utilizadas nas matinês do Carnaval de Sebollas. A ideia agradou em cheio a todos, segundo a professora Lauricéia Cardoso, pois as alunas têm uma grande oportunidade de aperfeiçoar seu trabalho e fazer a alegria dos moradores do distrito. E todas também estão ansiosas para a venda em abril, pois o maior sonho das alunas é gerar renda e ter um ganho extra para ajudarem suas famílias.


A voluntária Nadir Argon, que é costureira profissional e tem experiência inclusive na confecção de roupas para artistas globais, ficou feliz com a iniciativa da Prefeitura e o trabalho realizado pelas alunas: "Dá muita satisfação ver a qualidade das costuras, além da agilidade do trabalho delas, colocando em prática o que aprenderam na Central. Fico muito feliz mesmo em ver tudo isso", disse.

Nenhum comentário: