segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

2014 começa com um verdadeiro festival obras e conquistas em Paraíba do Sul

Aquisição de 37 novos veículos para a saúde e educação é apenas uma das inúmeras ações anunciadas pelo prefeito Marcinho

Na manhã da última sexta-feira (10), o Prefeito Marcinho concedeu entrevista às rádios Jornal FM e Clube AM, para prestar contas das realizações do ano passado e anunciar novidades para 2014. Durante quase duas horas, o Prefeito trouxe diversas novidades que vão melhorar ainda mais a vida dos sul-paraibanos.

Trabalho no primeiro ano de mandato
Em pouco mais de um ano, o prefeito Marcinho transformou a realidade de Paraíba do Sul com ações e projetos inéditos, além de investimentos na saúde, educação, cultura, meio ambiente, turismo e obras. Dentre as principais ações estão a redução da passagem de ônibus de R$ 1,75 para R$ 1,50; a reforma completa de 8 Postos de Saúde; a construção de 3 Centros de Qualificação Profissional, que estão dando oportunidades para os sul-paraibanos; o asfaltamento de ruas como Palhas, Ayrton Senna, Tiradentes, Saturnino Braga, XV de Novembro, Humaitá, Bom Jesus de Matosinhos, Rua do Café e Praça Marquês de São João Marcos; o plantio de 50 mil mudas de árvores e a completa revitalização do Parque Salutaris, que agora conta com as três águas minerais; a criação do Complexo Esportivo Bom Viver, com a Escolinha de Futebol Léo Moura, no bairro Liberdade; a redução do ISS de 5% para 2% e implantação do Regin, oferecendo melhores condições para os empresários; a reforma completa de 4 creches; a conquista do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar 2013, colocando a merenda da cidade como a melhor do Estado do Rio e uma das melhores do Brasil; tudo isso e muitas outras ações vem transformando o dia a dia dos cidadãos sul-paraibanos.

37 novos veículos para a cidade
Após encontrar uma frota de veículos completamente abandonada e sucateada, Marcinho não se deixou desanimar pelas dificuldades e correu atrás de novos investimentos. E a vitória chegou com sobras. Logo no primeiro dia de fevereiro, uma grande carreata acontecerá em Paraíba do Sul para apresentar os novos veículos adquiridos pelo Novo Governo.

Serão 25 novas kombis escolares para substituir os veículos que foram sucateados pelos governos anteriores, que não se preocuparam com o conforto e segurança das crianças; seis novos ônibus, também para o transporte escolar; quatro novos carros para transporte dos pacientes que necessitam de tratamento fora da cidade; uma van nova também para atender pacientes que precisam de longas viagens e, para sanar de vez um grande problema de estrutura e falta de atendimento, Marcinho anunciou a conquista de uma UTI Móvel que vai funcionar 24 horas por dia na Policlínica. Desta forma, os sul-paraibanos não vão mais sofrer com a falta de atendimento de urgência. Em 2013, o prefeito já havia conquistado, através de uma parceria com a Alerj e o Governo do Estado, duas ambulâncias 0km.

Melhorias no Hospital Nossa Senhora da Piedade
O Hospital Nossa Senhora da Piedade também está ganhando muita atenção do Novo Governo, que não é responsável por sua gestão, mas repassa mensalmente uma verba para o atendimento dos sul-paraibanos. Após o aumento do repasse de verbas, Marcinho anunciou mais novidades para o hospital, que está sob nova direção: foram contratados 7 novos médicos especialistas, entre ortopedistas, cardiologistas, pediatra, cirurgião vascular e cirurgião geral; serão abertas 100 novas vagas de consultas ortopédicas por semana. Essas consultas, serão realizadas aos sábados, com dois ortopedistas; contratação de mais quatro enfermeiras e abertura de três dias específicos para realização de cirurgias eletivas e melhorias na estrutura para receber todo tipo de cirurgia de pequena e média complexidade, como vesícula e vasectomia. Além disso, o hospital contará com um obstetra e um cirurgião geral extras, que estarão 24h por dia de sobreaviso.

Construção do Centro de Reabilitação Física
Seguem em ritmo acelerado os trabalhos de reforma do antigo casarão da Avenida Ayrton Senna que vai abrigar o Centro de Reabilitação Física. A fachada está praticamente pronta e, na parte interior, a revitalização vai dando nova cara ao imóvel dia após dia. O objetivo é aumentar o atendimento à população, com acréscimo no número de profissionais contratados e ampliação do espaço físico, que contará com acessibilidade para garantir um tratamento de qualidade a toda população. A unidade contará com atendimentos de fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais.


Centro de Monitoramento "Cidade Vigiada"
O ano de 2014 vai marcar também o grande reforço na segurança com a criação do Centro de Monitoramento "Cidade Vigiada". O objetivo é oferecer vigilância através de câmeras 24 horas por dia, auxiliando no combate a criminalidade. A central vai funcionar na Praça Garcia, no antigo telecentro. Estão sendo construídas, simultaneamente, guaritas de segurança em locais estratégicos, como no Mingú e em Santo Antônio. Serão postos de controle do centro, para agilizar o atendimento aos bairros. A previsão é que até o fim do ano tudo já esteja em funcionamento.

Academia Vítor Belfort
Pela primeira vez no Brasil, uma cidade recebe uma unidade de Academia do atleta mundialmente renomado Vítor Belfort. E as inscrições para os interessados em participar do projeto começam na segunda-feira. Basta procurar a subsecretaria de esportes, no segundo andar da Caixa Econômica, no centro da cidade. A inscrição é de graça.

Construção de creche em Barão de Angra
Também estão em ritmo acelerado os trabalhos para construção da sonhada Creche Municipal de Barão de Angra. A Escola Municipal Sarah Faria Braz também recebe completa reforma e ampliação para abrigar a nova unidade. Será um espaço completamente novo, adaptado e adequado para receber 75 crianças de imediato. Barão de Angra também vai receber um ginásio poliesportivo, outro sonho da comunidade. O terreno onde a unidade esportiva será instalada já foi desapropriado pelo município.


Construção da Creche no Inema
O bairro Inema também será contemplado com uma creche municipal. Os trabalhos começam ainda no começo deste ano e a nova unidade irá atender 120 crianças de imediato. Bairro muito populoso, o Inema recebe do Governo Marcinho a esperada creche. A localidade já havia sido contemplada com a reforma do Posto de Saúde, que já oferece mais conforto aos cidadãos que buscam atendimento.

Reforma de mais 4 creches
Em 2013, o governo Marcinho promoveu a reforma de quatro creches no município. Totalmente remodeladas, as creches Deolinda Pantolla de Carvalho, nas Palhas; Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, no Eldorado; Wilson Barros Onofre, na Exposição; e Olga Benário Prestes, na Liberdade, receberam ainda kits, aumentando a qualidade do serviço prestado a milhares de sul-paraibanos.

2014 começa com a reforma de outras quatro unidades. A Creche Municipal Maria de Assis Capella, o antigo Dentinho de Leite, passa por completa revitalização. Os trabalhos começaram nesta semana e vão seguir os moldes já aplicados em outras unidades. Além da creche do bairro das Palhas, outras vem recebendo melhorias da nova Prefeitura. São elas: Walter Vizeu Barbosa, na Liberdade; Creche Roque Rodrigues dos Santos, em Werneck; e Creche Consuelo Castilho, no Bela Vista.

Reforma de 6 escolas municipais
As escolas da Rede Municipal de Ensino também estão sendo totalmente reformadas pelo governo Marcinho. As obras acontecem na Escola Arcanjo Antonino Lopes (Tim Lopes), na Santa Josefa, na Escola Condessa do Rio Novo, no Centro; na Escola Horácio de Melo, em Cavarú; na Escola Municipal Nicolau Visconti, no Inema; na Escola Municipal Sarah Faria Braz, em Barão de Angra e na Escola Municipal Antônio Ignácio Coelho, em Sebollas.

Construção de mais Postos de Saúde
A Saúde também vive um momento especial em Paraíba do Sul. Com os investimentos feitos pelo governo Marcinho, em 2013 mais de 100 médicos, dentistas e enfermeiros foram contratados para ampliar o atendimento à população sul-paraibana. O resultado foram recordes sucessivos de atendimentos médicos e odontológicos, superando muito os registrados pelos últimos governos. Novas especialidades também foram implantadas na rede municipal de saúde, como a reumatologia, melhorando a vida dos cidadãos.

Outra medida importante foi a reforma de oito Postos de Saúde em apenas 10 meses. As unidades de Sebollas, de Werneck, de Queima Sangue, do Limoeiro, das Palhas, do Morro da Alegria, da Liberdade e do Inema foram totalmente revitalizadas. Mas as boas notícias não param por aí: o prefeito Marcinho conseguiu, junto ao governo federal, a aprovação para a construção de novos postos de saúde na cidade. Três Unidades começam a ser construídas já neste ano: uma no Centro, uma no bairro Santo Antônio e outra no bairro Santa Josefa.

Asfaltamento da Estrada da Barrinha
Prometido há anos, o asfaltamento da Estrada da Barrinha é mais uma conquista do governo Marcinho em parceria com o Governo do Estado. As obras já começaram e irão facilitar o trânsito entre os municípios de Paraíba do Sul e Três Rios, criando uma via alternativa à rodovia BR 393.

Recuperação de 200 km de estradas vicinais
Desde o começo da semana, equipes da secretaria de obras trabalham na recuperação de mais trechos de estradas vicinais em Paraíba do Sul, em mais uma etapa do programa "Estradas de Produção". Desta vez, o trabalho é realizado na estrada que liga a cidade à empresa Globoaves.


Segundo balanço da Emater – RJ, parceira do Governo do Estado no programa "Estradas de Produção", somente em 2013, 180 Km de estradas vicinais foram recuperadas, sendo 135 Km realizados pelo Programa Estradas da Produção, e 45 Km com o maquinário recuperado da nova Prefeitura. No começo deste ano, este número chegou a 200km. Após anos amargando prejuízos, produtores rurais de Paraíba do Sul comemoram recuperação das estradas vicinais. Para se ter uma ideia, até 2012 perdia-se até R$ 50 mil por safra. Vale ressaltar que o último governo, de janeiro a dezembro de 2012, recuperou apenas 54 km de estradas. O trabalho realizado pelo Governo Marcinho praticamente triplicou em comparação com o governo passado.

Nenhum comentário: