segunda-feira, 5 de julho de 2010

Lei Eleitoral para 2010 e os avanços no papel.


A “mini-reforma” da Lei Eleitoral (PL- 5498/2009), aprovada em votação no ano passado, tem dominado a pauta dos jornais, de norte a sul do país. O grande destaque vai para uma certa abertura no uso da internet nas campanhas já para este ano.
Para os que têm se especializado no uso das mídias digitais e comemoram o case de Obama com o entusiasmo de uma nova era de recursos interativos e criativos na comunicação política. As restrições já existentes sobre a propaganda eleitoral, aliadas a uma liberação da internet com muitas ressalvas tornarão o processo eleitoral acirrado, prometendo ter grandes debates políticos.
Outra vitória para as eleições de 2010 e principalmente para o fortalecimento da Democracia foi à aprovação e a aplicação do Projeto de Lei “Ficha Limpa”, que proíbe por oito anos a candidatura de políticos condenados na Justiça em decisão colegiada, mesmo que o trâmite do processo não tenha sido concluído no Judiciário. Esse tipo de decisão colegiada acontece, geralmente, na segunda instância ou no caso de pessoas com foro privilegiado.
Essas e outras medidas que foram adotadas para este processo eleitoral, trará maior transparência durante este momento da democracia, onde o futuro da nação, dos estados serão decididos para cada brasileiro, que não se sujeitará as políticas “sujas” e que votará consciente do seu papel dentro da sociedade, sabendo que para cada ato realizado agora, a conseqüência será vista durante os próximos 4 anos.
Um Forte Abraço do seu Amigo e Vereador Marcinho

Nenhum comentário: