segunda-feira, 5 de julho de 2010

Corrida Eleitoral começa a partir de amanhã


Oficialmente foi dada a largada para a corrida eleitoral 2010. As convenções definiram os nomes que os partidos registraram até o dia 30 e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já divulgou o balanço quantitativo de eleitores. No Sul Fluminense, os candidatos disputaram o voto de 865.488 eleitores da região.
O estado do Rio de Janeiro é um dos mais importantes do país a nível eleitoral, já que fica na terceira posição no ranking de eleitores brasileiros (atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais), com 8,56% do número nacional, ou seja, 11.478.344 pessoas. A mesma proporção que o estado tem para o país, os 16 municípios da região têm para o estado.
Os números mostram a importância que o Sul Fluminense não apenas para os candidatos a deputados federal e estadual locais, mas também para os cargos majoritários, como Senado e Governo do Estado. Até os vices de dois dos partidos são da região (pastor Davi Cabral, que concorrerá à cadeira de vice-governador do estado pelo PR, de Volta Redonda, e Pezão, que tenta a reeleição pelo PMDB, são de Piraí).
As campanhas na região tem sido massivas. Além de os candidatos a deputado - da região ou não - acompanharem cada evento de inauguração que os políticos locais fazem, candidatos ao Senado, como César Maia (DEM) e Picciani (PMDB), e ao Governo do Estado, como Gabeira (PV) e Cabral (PMDB) já participaram de eventos, se encontraram com empresários locais importantes ou ministraram palestras nas cidades sul-fluminenses. A disputa ocorrerá nas 21 zonas consideradas ativas pelo TSE.

Estrategicamente importante
O interesse na região Sul Fluminense não se dá apenas pelo número de eleitores, mas também pela visibilidade que um ponto estratégico como esse pode ter. Não se pode esquecer que a região é sede das duas únicas indústrias automotivas do estado e está em negociações para sediar uma terceira (Hyunday). Além disso, possui uma das maiores siderúrgicas do país e indústrias do ramo energético, metalúrgico, metal-mecânico e alimentício.
Rodovias como a Dutra (BR-116), a Lúcio Meira (BR-393), a Rio-Santos (BR-101) e a Washington Luís Pereira de Souza (BR-040) ligam as cidades do Sul Fluminense aos principais centros econômicos e culturais do Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais) e ao nordeste. As ferrovias também ligam aos mesmos centros, o que favorece principalmente o transporte de minério de ferro para as empresas da área.
Além do transporte terrestre, a subregião da Costa Verde abriga um dos portos mais importantes do país - o Porto de Angra dos Reis - e a cidade também está desenvolvendo o deslocamento aéreo - além do aeroporto de Resende, já existe uma área destinada para a construção do aeroporto de Volta Redonda.O que resta é acompanhar as próximas etapas da corrida ao pleito de 2010 para descobrir quais dos 28 candidatos locais serão mais eficientes na conquista dos 865.488 votos que a região pode oferecer e, consequentemente, dos benefícios que estes votos podem trazer. Além disso, temos aqui em nossa microrregião o município vizinho de Três Rios, que também é importante estrategicamente para o desenvolvimento da região.

Eleitores por cidade

Município Eleitores
Angra dos Reis 111.644
Barra do Piraí 69.496
Barra Mansa 126.285
Itatiaia 21.300
Paraíba do Sul 32.000
Paraty 23.842
Pinheiral 15.143
Piraí 18.641
Porto Real 12.370
Quatis 9.197
Resende 83.167
Rio Claro 14.158
Rio das Flores 6.940
Três Rios 57.512
Valença 56.480
Vassouras 27.979
Volta Redonda 211.334

Nenhum comentário: