terça-feira, 15 de abril de 2014

Trabalho desenvolvido pelo Governo Marcinho coloca Paraíba do Sul como destaque na VIII edição do Prêmio Prefeito Empreendedor

Na última segunda-feira (14), Paraíba do Sul viveu mais um momento especial. Após um ano de intenso trabalho e inúmeras iniciativas que transformaram, para melhor, a vida dos cidadãos sul-paraibanos, veio o reconhecimento. A cidade figurou entre as 26 finalistas do VIII Prêmio Prefeito Empreendedor apresentando um importante projeto de desenvolvimento da agricultura familiar por meio da produção agroecológica. A cerimônia, realizada no Rio de Janeiro, confirmou a importância do trabalho desenvolvido pelo prefeito Marcinho em resgatar a dignidade de Paraíba do Sul e firmar a cidade como uma das que mais cresce no estado desde 2013.
 
O prefeito Marcinho, em pouco mais de um ano de governo, foi finalista do Prêmio Prefeito Empreendedor
O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é concedido a prefeitos municipais de todo o Brasil que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município. Os projetos podem ter como foco empresas formais ou em processo de formalização, individuais ou organizadas em consórcios e associações, de qualquer setor e localizadas em áreas urbanas e rurais.
 
As ações desenvolvidas pelo governo Marcinho em Paraíba do Sul ganharam destaque na premiação e servirão de referência para outros municípios
- Em apenas 16 meses, conseguimos colocar nossa cidade em posição de destaque no Estado do Rio de Janeiro como finalista do Prêmio Prefeito Empreendedor. Para nós, essa já é uma enorme conquista. O principal prêmio mesmo é ver nossos cidadãos orgulhosos de nossa cidade, é ver a vida de nossa população ficando cada vez melhor, é ver o homem do campo com oportunidades de um futuro melhor. Paraíba do Sul é mais uma vez vitoriosa – afirmou o prefeito Marcinho.

Projetos na área de agricultura são destaque
Uma série de incentivos está mudando a realidade de quem trabalha com agricultura em Paraíba do Sul. Desde o início de 2013, programas como o PAIS (Produção Agroecológica Integrada Sustentável), a Feira de Orgânicos, a FEIRARTE, recuperação de estradas vicinais e a própria divulgação, em parceria com a Prefeitura Municipal, possibilitaram o crescimento do volume de trabalho e das vendas dos trabalhadores.

O trabalho de incentivo começou em 2013, com a mudança no governo. Logo em janeiro, a Prefeitura promoveu a entrega de kits do PAIS para agricultores de diversos bairros. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, são cerca de 50 produtores beneficiados pelo projeto, que consiste na implantação de unidades produtivas com tecnologia sustentável, com foco na preservação ambiental.

Com a criação da Feira de Orgânicos, que acontece em caráter permanente todas as terças, na Praça Garcia, de 8h às 14h, e a FEIRARTE, que funciona todos os domingos também na Praça Garcia, os produtores ganharam um local de grande movimentação para divulgar sua produção e vender diretamente para o público.

Outra iniciativa que agradou em cheio os agricultores foi a recuperação das estradas vicinais, que facilitou o escoamento da produção e acabou com os prejuízos, que eram grandes até 2012. Segundo balanço da Emater – RJ, parceira do Governo do Estado no programa "Estradas de Produção", somente em 2013, 200 Km de estradas vicinais foram recuperadas. Após anos amargando prejuízos, produtores rurais de Paraíba do Sul comemoram recuperação das estradas vicinais. Para se ter uma ideia, até 2012 perdia-se até R$ 50 mil por safra.

Em apenas um ano, Paraíba do Sul sai do ostracismo e começa a brilhar em níveis estaduais e nacionais
Recentemente, consultores do Sebrae estiveram em Paraíba do Sul para apresentar balanços com os resultados do Programa de Desenvolvimento Municipal e Fortalecimento das Micro e Pequenas Empresas com o trabalho do Governo Marcinho em apenas um ano. Foram apresentados índices bastante positivos para Paraíba do Sul, como o crescimento do município na Região Centro Sul Fluminense, se estabelecendo como segundo mais forte desta região, ficando atrás apenas de Três Rios, referência no setor. O Sebrae elogiou o trabalho dos servidores públicos municipais, que se mostraram muito participativos desde o início do estudo e também cumprimentou o Prefeito Marcinho pelos esforços em melhorar cada vez mais a economia e o trabalho em Paraíba do Sul.

Entre os destaques apontados, estão a alta adesão ao Simples Nacional, equivalente a 80% das empresas legalmente estabelecidas; o bom número de associações, cooperativas e grupos produtivos no município, que também são entidades ativas no fortalecimento do MPE (Micro e Pequena Empresa) e MEI (Micro Empreendedor Individual); boa relação entre empresa e agências bancárias; bom número de empresários capacitados no município em relação a temas ligados a desenvolvimento de seus negócios; existência de fiscalização orientada; utilização do REGIN, que diminuiu a burocracia e acelerou o andamento de processos e abertura de empresas; facilidades na concessão do alvará, em residência e, inclusive, em áreas desprovidas de regulamentação, além de concessão imediata de alvará provisório.


Os dados do SEBRAE/RJ demonstram que em apenas um ano houve um enorme avanço do governo Marcinho em todos os quesitos avaliados: desburocratização, uso do poder de compra, empreendedor individual e agente de desenvolvimento, conforme tabelas em anexo. No quesito Agente de Desenvolvimento, Paraíba do Sul já ultrapassa Três Rios, que nos últimos anos se destacou e foi premiada pelo SEBRAE Nacional. De acordo com a consultora do SEBRAE, Paraíba do Sul avançou muito no último ano, registrando um dos maiores crescimentos e ficando acima da média estadual em todos os quesitos.

Nenhum comentário: