segunda-feira, 14 de abril de 2014

Em homenagem à sua importância histórica, Sebollas será sede administrativa do município durante o "Sebollas Cultural"

Entre os dias 17 e 21 de abril, a sede administrativa do município de Paraíba do Sul será transferida para a Escola Municipal Vereador Antônio Ignácio Coelho, no distrito de Sebollas. A medida, publicada em decreto na última quinta-feira (10), é uma forma de homenagear o distrito, que está diretamente ligado à história do Brasil devido ao movimento da Inconfidência Mineira, liderado por Tiradentes. Devido a realização da primeira edição do evento "Sebollas Cultural", que entre 18 e 21 de abril vai comemorar os 333 anos de descobrimento da cidade e apresentar diversas atrações culturais, musicais e sociais, a Prefeitura funcionará em Sebollas durante este período. Vale ressaltar que a sede original, na Rua Visconde da Paraíba, no Centro, não será fechada e continuará prestando atendimento simultâneo.


Durante os dias em que a Prefeitura ficará instalada em Sebollas, representantes de todas as Secretarias estarão à disposição da população para prestar atendimento, ouvir sugestões e ideias. Serão montadas tendas de atendimento em uma iniciativa de aproximar a Prefeitura dos moradores da zona rural. Quem quiser poderá visitar a sede provisória e conhecer de perto o trabalho realizado pelos servidores diariamente, além de poder participar de forma direta com ideias para aplicação de melhorias em Paraíba do Sul. Os horários de atendimento serão os mesmos de dia comuns, de 8h30 às 18h.

Sebollas, ou Inconfidência, é um distrito que respira cultura e história do Brasil. É lá onde foram enterrados restos mortais de Joaquim José da Silva Xavier, o mártir da Independência, no antigo altar da capela de Sant'Ana de Sebollas. Hoje, fazem parte do acervo do Museu Sacro Histórico de Tiradentes, que atrai centenas de turistas de toda parte do país.

I Sebollas Cultural
O I Sebollas Cultural é um festival que vai resgatar a história e cultura da cidade e homenagear o distrito junto à população. Segundo informações da Secretaria de Turismo, o objetivo é aproximar o distrito de todos os sul-paraibanos, oferecendo atrações que valorizem o local e afirmem a importância cultural e turística de Sebollas para Paraíba do Sul.

Na sexta-feira (18), a principal atração é a apresentação teatral da Paixão de Cristo, já tradicional em Paraíba do Sul. A encenação está marcada para as 20 horas.

No sábado (19), diversas atividades culturais estão programadas. As ações começam às 10 horas, com a abertura da competição de cavalos. Em sequência, começa o Salão Cultural, com apresentações musicais e teatrais. À noite, a grande atração do dia é o Grupo Puro Pecado, de Petrópolis, que faz grande show musical.

No domingo, as atrações ficam por conta do show católico com Márcio Pacheco, às 14 horas e a esperada apresentação do cantor Beto Guedes às 21h. O artista vai apresentar seus principais sucessos, como “Lumiar” e “Paisagem da Janela”, entre diversos outros, em um show muito esperado pelos sul-paraibanos.

Na segunda-feira (21), data que marca a tradicional celebração de Tiradentes em Sebollas, a programação será extensa. Logo pela manhã acontece missa em ação de graças aos 333 anos do descobrimento de Paraíba do Sul e a Tiradentes. Durante o dia estão marcados desfiles dos alunos da rede municipal de ensino, dos projetos especiais e apresentações de bandas marciais. Após o almoço dançante no pátio da igreja, a primeira edição do Encontro de Sanfoneiros encerra as comemorações do “Sebollas Cultural”.


Nenhum comentário: