terça-feira, 8 de abril de 2014

Em cerimônia marcada pela emoção, Prefeitura forma 100 alunos beneficiados pelos Centros de Qualificação Profissional

Projeto do governo Marcinho vem transformando a vida de centenas de sul-paraibanos

Na última sexta-feira (4), a Prefeitura promoveu a formatura dos 100 primeiros beneficiados pelo CQP (Centro de Qualificação Profissional). São novos profissionais capacitados para trabalhar nas áreas de pedreiro de alvenaria, soldador (eletrodo revestido), eletricista residencial e auxiliar de cabeleireiro. A cerimônia foi realizada no Theatro Municipal Mariano Aranha, durante a noite, e foi marcada por grande emoção.
 
Eu sempre gostei de solda e, quando o Marcinho ofereceu o curso através do CQP, me ajudou a realizar um sonho, afirmou Leonardo Menezes, estudante do CQP Liberdade
Durante a cerimônia, o Prefeito Marcinho enfatizou a importância do oferecimento de oportunidades de estudo e capacitação para os jovens sul-paraibanos. De acordo com o Prefeito, já são três CQPs (Liberdade, Eldorado e Werneck) em cerca de um ano e a meta é construir mais sete em até quatro anos. Além disso, em breve será inaugurado o Centro de Qualificação no bairro Bela Vista, onde era o batalhão da Polícia Militar.
 
Orgulhoso, Pedro Paulo Almeida de Assis se formou como eletricista residencial após estudar no CQP Eldorado. O CQP fez a diferença pra mim, disse
Para Pedro Paulo Almeida de Assis, que se formou como eletricista residencial após estudar no CQP Eldorado, o ensino recebido foi de grande qualidade e vai contribuir diretamente em uma boa colocação no mercado de trabalho: "O curso foi muito bom, muito interessante. Deu para adquirir conhecimentos e vai abrir margem para que eu consiga um espaço no mercado de trabalho. Posso dizer com segurança que quem estuda no CQP já está apto a exercer qualquer atividade na parte de elétrica residencial”, disse. Aposentado, Pedro pretende seguir fazendo outros cursos dos Centros de Qualificação Profissional e, em dois anos, espera reingressar no mercado de trabalho completamente capacitado: "Pretendo fazer outros cursos como eletrotécnica, por exemplo, e recomendo a quem já fez que não perca a oportunidade e continue nos estudos. O CQP abriu uma porta muito boa para que todas possam seguir se capacitando e amanhã, quem sabe, até ensinar o que aprendeu nos centros. O CQP fez a diferença pra mim porque ofereceu ensino de grande qualidade e eu não pretendo parar por aqui", finalizou.
 
Projeto inédito do governo Marcinho, os CQPs estão transformando a vida de centenas de sul-paraibanos
E o CQP segue fazendo a diferença também em quem ainda é aluno. Este é o caso de Leonardo Menezes, de 19 anos, morador e estudante do bairro Liberdade. Para ele, o novo Governo ofereceu uma grande oportunidade aos jovens que não tinham condições de pagar por cursos de qualificação e o CQP está fazendo a diferença na vida de cada um: "Estou achando o curso muito bom e vai ajudar muito no meu futuro. Dessa forma, terei uma profissão boa, poderei ganhar dinheiro. Eu sempre gostei de solda e, quando o Marcinho ofereceu o curso através do CQP, me ajudou a realizar um sonho", disse o jovem, que pretende fazer mais cursos quando acabar o atual para seguir a qualificação e ter mais oportunidades de emprego.

Inscrições seguem abertas

Não há limite de idade para fazer os cursos e a inscrição é constante, com abertura de turmas quando há o número de alunos necessário para novos cursos. Em cerca de três meses, os alunos são plenamente capacitados e qualificados para diversas profissões e estão prontos para começarem ou continuarem suas carreiras. Segundo a prefeitura, a procura é extremamente positiva e, em breve, o projeto deve ser levado para outros bairros de Paraíba do Sul.


 Quem estiver interessado em participar dos cursos, basta ir até a Avenida Pedro Paulo de Lacerda, 917, bairro Liberdade ou Estrada Antônio da Cruz Barros, s/n, bairro Eldorado, levando identidade, CPF, comprovante de residência, histórico escolar ou comprovante de escolaridade.

Nenhum comentário: