segunda-feira, 14 de abril de 2014

“Circuito das Águas” movimenta Paraíba do Sul em maio

Sediando competições de rua de alto nível, cidade se firma como referência no esporte


Cada vez mais referência no esporte no Rio de Janeiro, Paraíba do Sul se prepara para sediar a primeira etapa do “Circuito das Águas de Corrida de Rua” no dia 18 de maio. Os circuitos de corrida são novidade no município e a expectativa é de reunir centenas de corredores de várias partes do estado.

O Circuito das Águas será dividido em três etapas que levarão o nome das águas minerais sul-paraibanas: a primeira, no dia 18, será a etapa Magnesiana, com provas de 5km e 10km. As outras etapas serão a Alcalina e a Ferruginosa, com datas ainda a serem confirmadas. Esta é a segunda vez consecutiva que Paraíba do Sul sedia um grande evento de corrida e caminhada. No ano passado, o AP Trail Run reuniu centenas de corredores em uma das provas mais disputadas já realizadas na cidade.

De acordo com informações do organizador do evento, Adevan Pereira, o "Circuito das Águas de Corrida de Rua de Paraíba do Sul" tem o objetivo de fomentar o esporte e, especificamente, a caminhada e corrida de rua para crianças jovens e adultos de Paraíba do Sul e cidades vizinhas. Além de estimular a prática do esporte, o evento busca melhorar a qualidade de vida e promover interação e inclusão social entre os participantes.

Benefícios à saúde

O evento chega em boa hora para os sul-paraibanos e apaixonados pelo esporte. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cada vez mais homens e mulheres estão escolhendo a corrida de rua como atividade física preferida. Diariamente, é possível ver, em várias horas do dia, centenas de pessoas praticando a corrida pelas ruas de Paraíba do Sul ou em locais específicos como Parque Salutaris e Jardim Velho.

Médicos explicam que a prática regular de exercícios leva a melhora da saúde com redução da possibilidade do desenvolvimento de doenças crônicas e isso tem motivado as pessoas a participarem das corridas de rua. As corridas de rua melhoram não só o condicionamento físico, como também o funcionamento dos sistemas cardiovascular e respiratório, reduzindo a gordura corporal e os níveis de glicose no sangue, além de aumentar o colesterol bom.

Ainda de acordo com os especialistas, praticar corridas de rua (e também as caminhadas) ajuda a prevenir uma série de doenças como infarto, hipertensão e obesidade, além de ajudar o corpo a perder gordura. O exercício contribui diretamente para aumentar a resistência do coração e regular o corpo, fazendo com que o sono seja melhor e até a autoestima.



Inscrições ainda estão abertas


Serão 300 corredores disputando a competição e as inscrições já começaram. Para se inscrever, basta acessar o site www.aptrailrun.com.br e buscar a aba “Circuito das Águas”, com todas as informações necessárias para proceder com as inscrições. Mais informações através do email inscricoesaptr@adevanpereira.com.br ou pelo telefone (24) 2263 1001. A entrega dos kits, contendo camiseta de prova, viseira, número de peito e chip de cronometragem está prevista para a véspera da prova (17/05).

Nenhum comentário: