terça-feira, 19 de maio de 2015

Saúde Mental realiza passeata pela Luta Antimanicomial

Ação ganha destaque nas mídias regionais

A Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul, através da Secretaria de Saúde, promoveu no dia 18 de maio a mobilização social pertinente à Luta Antimanicomial. “O objetivo é informar à sociedade que o portador de transtorno mental (seja aquele decorrente ou não do uso prejudicial de álcool e outras drogas) deve ser tratado em dispositivos extra-hospitalares, ou seja, fora dos hospitais psiquiátricos (manicômios)”, afirma a coordenadora da Saúde Mental, Andrea Bernardes.

Para isso, faz-se necessária uma rede de atenção psicossocial como Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), leitos psiquiátricos em hospital geral, residência terapêutica, centro de convivência bem estruturada, além do apoio incondicional da família. Lembrando que para participar, basta se apresentar em uma unidade do CAPS para avaliação da equipe médica.
O Motorista do Caps, Ascanio, recebe homenagem da equipe e pacientes

O paciente Carlos Henrique conta que sua vida social melhorou depois de procurar ajuda no CAPS. “De todas as mudanças nesses seis anos de tratamento, a melhor é conviver com a sociedade. Frequento o CAPS três vezes na semana e o que mais gosto é das amizades”, afirma Carlos.

Foi realizada palestra e apresentação do Coral dos CAPS I e AD no Cinema Popular com o tema: “Reforma Psiquiátrica: história e avanços”; passeata até a Praça Garcia Paes Leme (com faixas e cartazes com frases alusivas à Luta Antimanicomial); exposição e venda de artesanato e apresentação do Coral e funcionários do Programa Municipal de Saúde Mental.


Nenhum comentário: