quarta-feira, 6 de maio de 2015

Campanha de vacinação contra a gripe em Paraíba do Sul teve início na segunda-feira


 

Teve início nesta segunda-feira, 4 de maio, a Campanha de Vacinação Influenza, mais conhecida como vacina contra a gripe. Vale lembrar que no dia 9 de maio será o dia “D”, e a vacinação acontecerá no Centro Materno Infantil, assim como todos os dias do mês de maio. Os PSF’s (Postos de Saúde da Família) iniciarão a campanha a partir do dia 11 de maio.
A população alvo definida pelo Ministério da Saúde é: População 60 anos, Gestantes, Puérperas (até 45 dias após o parto), Crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, Profissionais de Saúde e População portadora de doenças crônicas. O vírus Influenza, causador da gripe, é mutante, o que torna necessária a atualização da vacina todos os anos. Além disso, a proteção induzida diminui com o passar do tempo, sendo recomendada uma nova vacinação a cada ano.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recolhe amostras em todo o mundo e indica aos Laboratórios Produtores de Imunológicos, a composição ideal da vacina a ser utilizada a cada ano, para garantir uma eficácia em torno de 90%. No Brasil, as amostras são coletadas pelos Laboratórios Adolpho Lutz (São Paulo), Fiocruz (Rio de Janeiro) e Evandro Chagas (Belém). A cada ano são incluídos, na composição da vacina, os três principais tipos de vírus da gripe em circulação.

Nenhum comentário: