segunda-feira, 16 de março de 2015

Secretaria Municipal de Saúde de Paraíba do Sul divulga o segundo LIRAa de 2015


Durante a semana de 16 a 20 de março, a equipe da Vigilância Ambiental de Paraíba do Sul realiza o segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2015. O trabalho, que é preconizado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) e Ministério da Saúde (MS), é realizado pela Prefeitura através da Secretaria de Saúde.

 Em 2015 o primeiro LIRAa foi realizado em janeiro. Nessa segunda etapa, foi encontrado um foco maior de larvas no bairro Limoeiro. Esses focos receberão uma atenção maior dos agentes de endemias durante toda essa semana, através de um mutirão.


O LIRAa auxilia o setor na tomada de decisões sobre a realização de mutirões e também sobre a necessidade ou não da utilização do "fumacê". Através dele a Secretaria de Saúde tem uma resposta rápida sobre os bairros com infestação pelo mosquito da Dengue.


A Secretaria de Saúde e a Vigilância Ambiental têm realizado também diariamente as visitas domiciliares em combate ao mosquito da dengue.


“Para que não haja proliferação, a população também deve ficar atenta e manter limpos os recipientes e locais que possam servir como criadouro do mosquito. Sugerimos que todos moradores façam pelo menos uma vistoria por semana, durante 10 minutos, em seus terrenos, em busca de depósitos inservíveis que possam casualmente servir de criadouros para as larvas do mosquito. Os agentes fazem as visitas e as vistorias periodicamente, mas, a população também deve fazer a sua parte, colaborando com a destruição de inservíveis” - explica a Secretária de Saúde Maria Cristina Silva Souza.



Para mais informações entrar em contato com Vigilância Sanitária no telefone 2263 – 4751.

Nenhum comentário: