quinta-feira, 12 de março de 2015

Prefeitura de Paraíba do Sul receberá 699 mil da Agência Nacional das Águas para reflorestamento de nascentes



A prefeitura Municipal de Paraíba do Sul, com o empenho da Secretaria de Agricultura e Ambiente, em parceria com a ANA (Agência Nacional de Águas), foi contemplada com o valor de R$ 699 mil, destinado ao reflorestamento de nascentes em área de preservação permanente.
Em Paraíba do Sul, o local escolhido foi a ECOVILA, localizada em Sebollas. A  ECOVILA do Município foi a primeira do Estado do Rio de Janeiro a integrar, numa mesma ação, dois importantes projetos: o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e o Programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS).
O projeto também contempla a instalação de 30 fossas, além das 16 que serão instaladas na ECOVILA, para a proteção das nascentes na região. Receberá também o reflorestamento de cerca de 50 hectares ao todo 80 mil mudas de espécies da Mata Atlântica.
Para traçar o desenvolvimento desta ação, a Secretaria do Ambiente e Agricultura realizou, na última semana, uma reunião com integrantes da ONG INNATUS, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Emater RJ e funcionários da Secretaria Municipal do Ambiente e Agricultura. O objetivo da reunião foi desenvolver a estratégia de atuação de cada participante.
Segundo a Secretária de Ambiente e Agricultura, Nathalia Mafra, a preocupação do Governo Marcinho é realizar ações na política da gestão ambiental que mudem de fato a vida da população.
“Trabalhamos com ações que de fato beneficiem a população, priorizando a política de gestão ambiental municipal que perdurem e realmente façam a diferença na vida das pessoas. Um exemplo é a realização deste projeto de recuperação e reflorestamento das nascentes. Isto terá, a médio prazo, um impacto direto no melhoramento da situação hídrica da município, pois são as nascentes que alimentam e sustentam o nosso Rio Paraíba do Sul. Em um momento de crise hídrica que vivemos, este projeto se torna fundamental” Enfatizou a secretária.

Nenhum comentário: