segunda-feira, 9 de março de 2015

Coleta Seletiva acontece novamente nas ruas de Paraíba do Sul



A Coleta Seletiva Solidária de Paraíba do Sul voltou a funcionar desde a última segunda-feira, dia 2 de março.  De acordo com os responsáveis pelo Projeto na Secretaria de Ambiente e Agricultura, a paralisação se deu a problemas mecânicos no caminhão que dá suporte a toda ação. O município é um dos únicos da região a contar com o serviço, que funciona de segunda a quinta-feira a partir de 8 horas.

O itinerário da Coleta foi elaborado com o objetivo de atender toda a cidade. Dentro de poucos dias será estabelecido um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) na Patrulha Fluvial, no centro, para que os moradores de bairros não atendidos inicialmente pela rota piloto possam descartar, de forma ecologicamente correta, os seus recicláveis.

 A implantação do Programa também compreende a assistência aos catadores, oferecendo todo suporte para que se formalizem através de cooperativa e se capacitem. De acordo com a Secretária do Ambiente e Agricultura, Nathália Mafra, a intenção do município é implementar um programa que contemple não apenas o viés ambiental, mas o social também. Por essa razão, os catadores passaram por capacitação e receberam novos kits de proteção para o trabalho. Agora, eles poderão comercializar o que recolherem e terão um novo galpão à disposição.

Entre os benefícios que o programa traz para Paraíba do Sul constam a diminuição da exploração de recursos naturais; a redução do consumo de energia; a diminuição da poluição do solo, da água e do ar; o prolongamento da vida útil dos aterros sanitários; a possibilidade da retirada de materiais que iriam para o lixo; a diminuição dos custos com a produção pelo aproveitamento dos recicláveis na indústria; a redução do desperdício; a economia com limpeza urbana; a criação de oportunidades para fortalecer organizações comunitárias e geração de emprego e renda pela comercialização dos materiais.

Nenhum comentário: