terça-feira, 10 de março de 2015

Programa Municipal de Assistência Médico Veterinária completa dois anos


O Programa Municipal de Assistência Médico Veterinária, da Prefeitura Municipal, completa dois anos de atendimento gratuito aos pecuaristas do município. O programa teve início em 1º de fevereiro de 2012, durante a 22ª Feira do Rio Genética no Parque de Exposições.
A Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul, através da Secretaria do Ambiente e Agricultura disponibiliza gratuitamente o programa de atendimento mensal com o médico veterinário, Jean Tepedino, que realiza visitas gratuitas aos produtores rurais – em sua maioria gado leiteiro e de corte, bem como criadores de equinos.
O veterinário realiza atendimentos gratuitos de vacinação contra brucelose em bezerras com idade entre 3 e 8 meses, mochação (eliminação do botão de chifre), descorna e outras pequenas cirurgias em bovinos. Jean realiza também orientação sobre qualidade do leite, orientação clínica e sanitária, orientação sobre pastagem e nutrição de bovinos e equinos, diagnóstico de gestação com ultrasson em bovinos, coleta de sangue em equinos para realização de exames.
São atendidos cerca de 40 produtores mensalmente com repetidas visitas, com o objetivo de oferecer assistência em relação ao manejo sanitário, reprodutivo e gerencial das propriedades rurais, melhorando a qualidade do rebanho no que diz respeito à genética dos animais e à produção de leite.
O programa é realizado em parceria com a Cooperativa de Laticínios de Paraíba do Sul e atende o produtor rural individualmente de acordo com a sua demanda. Produtores de suínos, caprinos e ovinos também são atendidos. Para agendar a visita, o produtor deve procurar a Secretaria Municipal do Ambiente e Agricultura. Endereço: Praça Marquês de São João Marcos, 06, Sobreloja, Centro. Para mais informações ligar 2263-8695.

Segundo a secretária do Ambiente e Agricultura, Nathália Mafra, é fundamental oferecer assistência aos produtores. "Cerca de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros são oriundos da agricultura familiar. Com este trabalho, ajudaremos o produtor a continuar morando com dignidade no campo, promovendo o desenvolvimento da zona rural e evitando o êxodo para as cidades", destacou a Secretária.

“Esse trabalho é muito importante para nós aqui, pois a visita do veterinário dá uma tranquilidade, nos orientando e oferecendo um suporte, e melhorando a qualidade e a genética dos animais” - ressaltou o produtor rural Marcos Lazarine dos Santos, da fazenda São Rafael.

Nenhum comentário: