terça-feira, 18 de junho de 2013

Novo horário da coleta de lixo: Apoio da população é fundamental

Com o intuito de manter a cidade sempre limpa, a nova Prefeitura lançou a campanha de conscientização dos novos horários de coleta de lixo, que será implantada no próximo dia 3 de julho. Folhetos informativos, propagandas volante, inserções em rádio e muitas outras ações já estão acontecendo. O objetivo é conscientizar toda a população dos novos horários e, principalmente, do novo modo de coleta de lixo.

Elaborado desde janeiro deste ano, o novo sistema de coleta de lixo será nos moldes dos modelos de sucesso de muitas cidades brasileiras. Com a coleta sendo realizada no período noturno, em dias e horários programados para cada bairro, e com regras básicas a serem seguidas, a nova Prefeitura, contando com a ajuda da população sul-paraibana, espera obter êxito, e, com isso, manter Paraíba do Sul sempre limpa e agradável, para cidadãos e visitantes.

Com o novo modelo, cada bairro terá horários e dias pré-definidos para a coleta de lixo. Os moradores só poderão colocar seus lixos para recolhimento apenas duas horas e meia antes do horário programado para a passagem do caminhão de coleta, deixando o lixo menos tempo exposto, evitando que cachorros possam abrir os recipientes, espalhando o lixo nas calçadas. O lixo residencial deverá ser acondicionado em sacos plásticos ou caixas. O recolhimento será efetuado sempre a noite, evitando transtornos no trânsito. Ações simples que mudarão a cara da cidade, melhorando a qualidade de vida dos moradores e facilitando a vida de todos.

Em grandes cidades, como São Paulo, por exemplo, que possui quase 11 milhões de habitantes e gera mais de 18 mil toneladas de lixo por dia, o sistema programado de coleta funciona e é exemplo para outras cidades. Paraíba do Sul, que, segundo o IBGE, possui pouco mais de 41 mil habitantes e gera em média 30 toneladas de lixo por dia, tem tudo para atingir o sucesso desejado e servir de modelo para coleta de resíduos sólidos na região. Moradora de Nova Iguaçu, Maria da Conceição de Melo trabalha na casa de uma família da Rua das Palhas. Ela é a favor desta mudança, e usa sua cidade como exemplo:

– Lá (Nova Iguaçu) é assim e funciona bem. É uma boa fazer isso aqui também. É bom para a população e para cidade, que vai ficar mais limpa. As pessoas tem que se convencer que não pode ficar jogando lixo na rua. Lixo tem que ser no lixo, e na hora certa. Tendo uma coleta a noite, a cidade não vai ficar tão suja – afirmou.

Maria da Conceição mora em Nova Iguaçu e trabalha em Paraíba do Sul e aprova a mudança no horário de coleta de lixo na cidade

Os moradores de Paraíba do Sul também concordam que, com a mudança no horário de coleta, as coisas só tendem a melhorar:

– Acho boa ideia. Porque as pessoas colocam de um dia para o outro, cachorro vai e desmonta todo o saco de lixo, entornam. Tem pessoas que colocam ali na quadra, área de lazer das crianças, muito lixo, eu acho horrível, é onde as crianças brincam e dá barata, rato, cachorro. Eu acho que devia colocar a noite mesmo pois de manhã não tem mais lixo na rua. De manhã o lixeiro já passou e já não tem mais lixo na rua. Estará tudo limpinho. O caminhão não atrapalha o transito também. Principalmente aqui na minha rua, que é muito estreita – lembrou Selma Cassaro, dona de casa, moradora do bairro Ponte Preta.

Para a dona de casa, Selma, a mudança só trará benefícios para a população

O lixo verde também contará com novos horários e datas para recolhimento. Sempre das 13h as 19h, de segunda a sábado, em dias definidos para cada bairro. Os entulhos de obras continuarão sendo responsabilidade dos proprietários.

Quem tiver qualquer dúvida sobre o novo sistema de coleta de lixo, pode ligar para Ouvidoria Municipal através do telefone (24) 2263-5555 ou acessar o novo portal do município, no link www.paraibadosul.rj.gov.br.


Nenhum comentário: