segunda-feira, 3 de junho de 2013

Feira Rio Genética é sucesso em Paraíba do Sul

Todos os animais foram vendidos durante o evento

Aconteceu no último sábado (1º/06) em Paraíba do Sul a 22ª Feira Rio Genética, no Parque de Exposições Antonio Avelino de Oliveira. Durante todo o dia, pequenos produtores puderam adquirir matrizes de qualidade através de financiamento do Governo do Estado, para melhorar a qualidade de seus rebanhos. A nova Prefeitura, através da Secretaria do Ambiente e Agricultura, realizou o lançamento do Programa Municipal de Incentivo ao Melhoramento Genético.

Com as presenças do secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo e do Subsecretário da pasta, Alberto Monfati, que também é coordenador geral do programa Rio Genética, o prefeito Marcinho realizou o lançamento do Programa Municipal de Incentivo ao Melhoramento Genético, que irá beneficiar durante todo o ano, os pequenos produtores sul-paraibanos.

Marcinho acompanha o secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo, na sua chegada ao Rio Genética

Durante a 22ª Rio Genética foi apurado o valor de R$ 745.000,00 em animais (vacas, novilhas e tourinhos) em um total de 213 animais, que foram todos vendidos. Os organizadores do Governo do Estado gostaram do que viram em Paraíba do Sul, e classificaram como uma ótima feira.

Produtores, vendedores e organizadores ficaram extremamente satisfeitos. O produtor Horácio José Veiga Leal comprou a vaca de número 6.000 vendida na Feira Rio Genética, e, em homenagem, recebeu certificado e muitas fotos. O animal foi adquirido pelo valor de R$ 10.000,00.

Lançamento do Programa Municipal de Incentivo ao Melhoramento Genético

O lançamento do Programa Municipal de Incentivo ao Melhoramento Genético também foi um sucesso. Durante a feira, foi realizada a inseminação artificial pelo médico veterinário, Dr. Jean Tepedino.

O objetivo do programa é prestar assistência técnica veterinária na área de reprodução, nutrição, manejo de pastagens, sanidade, controle e qualidade do leite, clínica cirúrgica, treinamento de mão de obra e administração por meio de visitas técnicas em dias pré-determinados.

Rio Genética

As visitas técnicas já estão sendo realizadas com agendamento prévio na Secretaria do Ambiente e Agricultura, de maneira gratuita para os pequenos e médios produtores. O Programa Municipal de Incentivo ao Melhoramento Genético visa auxiliar os produtores em diversas áreas, como: Reprodução; Nutrição; Manejo de Pastagem; Sanidade; Controle de Qualidade do Leite; Clínica e Cirurgia; Relatório de Visitas; e Planilhas de Controle Econômico e zootécnico.

O projeto inovador é uma parceria entre a Secretaria do Ambiente e Agricultura e a Cooperativa de Laticínios de Paraíba do Sul.


Nenhum comentário: