terça-feira, 4 de junho de 2013

Nova Prefeitura promove acesso à cultura com mostra de teatro gratuita para a população

Desde janeiro, governo Marcinho vem incentivando as atividades culturais no município

A nova Prefeitura, em parceria com o Sesc Três Rios, promove pela primeira vez em Paraíba do Sul a mostra de teatro Paraíba Cena Sul. O evento será realizado entre os dias 05 e 10 de junho e é gratuito, tendo em sua programação espetáculos teatrais, debates, exposição de arte e oficinas.

Desde janeiro, o governo Marcinho está proporcionando o acesso à cultura para os cidadãos sul-paraibanos. Marcinho abriu as portas do teatro para a população, oferecendo, através da Fundação Cultural, um curso gratuito que já conta com 50 alunos. Com a Mostra de Teatro Paraíba Cena Sul, a nova Prefeitura, que conta com uma importante parceria do SESC, insere a cidade no circuito de difusão artística e cultural, atraindo artistas e técnicos teatrais, para que, a médio prazo, se estabeleça novos parâmetros no processo de formação e diversificação da produção local e da assistência de espetáculos.

Os ingressos para os espetáculos são gratuitos e serão distribuídos 1 hora antes de cada apresentação.

A peça Uma História Oficial abre a mostra de teatro Paraíba Cena Sul nesta quarta-feira

Confira a programação completa:

Quarta-feira (05/06)
Uma história oficial (Cia Cortejo - Três Rios/Juiz de Fora)
Tudo começa quando uma menina é vendida pela mãe para um vendedor de bíblias, que descobre na capacidade dela em provocar orgasmos titânicos, uma lucrativa fonte de renda. A jovem se apaixona pelo escravo do comerciante que, uma vez em liberdade, se dispõe, ao lado dela, a mudar a história daquele lugarejo.
Horário: 20h
Local: Theatro Municipal Mariano Aranha
Classificação Indicativa: 16 anos

Quinta-feira (06/06)
Bette Davis e a máquina de Coca-Cola (Cia Teatro de Nós - Rio de Janeiro)
Comédia urbana que focaliza as neuroses contemporâneas pelo viés da loucura generalizada. Quatro atores se revezam como mediadores e personagens, para revelar, em cinco episódios, as pressões que rondam as pessoas atualmente - a falta de tempo, os problemas ambientais, o trânsito, o cheque especial, a exploração no trabalho, o telemarketing, a gravidez inesperada, o alcoolismo etc, causando surtos, complexos, fobias, estresse, comportamentos estranhos, síndromes e ápices, que os melhores analistas não conseguem resolver.
Horário: 20h
Local: Theatro Municipal Mariano Aranha
Classificação Indicativa: 12 anos

Sexta-feira (07/06)
Coisas que a gente não vê (Espetáculo Infantil - Rio de Janeiro)
Todo pai que se preze sabe: criar um filho não é tarefa fácil. O musical “As coisas que a gente vê” retrata a complicada relação entre pais e filhos.
Horários: 10h e 14h
Local: Theatro Municipal Mariano Aranha
Classificação Indicativa: Livre

Lola, La Fabulosa
Lola, la Grand, é uma artista de cabaré que tenta realizar o seu show, no qual se incluem números de magia e neo-burlesco. Ainda que Lola seja uma bela mulher, que se pretende charmosa e sedutora, em poucos minutos de cena fica claro que ela está muito mais próxima dos paspalhos do que das grandes divas. A todo o momento ela se envolve com os mais variados problemas, que ao tentar resolver, só aumenta, garantindo a plena diversão do publico em meio a plumas, paetês e trapalhadas.
Horário: 20h
Local: Theatro Municipal Mariano Aranha
Classificação Indicativa: 12 anos

Sábado (08/06)
Das saborosas aventuras do Dom Quixote de La Mancha e seu escudeiro Sancho Pança – Um capítulo que poderia ter sido
Um executivo, cansado de sua rotina, resolve mergulhar num mundo imaginário em busca de aventuras e emoções. Ele passa a acreditar ser Dom Quixote de La Mancha, o valoroso cavaleiro criado pelo espanhol Miguel de Cervantes, no século XVII, e sai pela cidade buscando sua platônica amada Dulcinéia, que se apresenta como alucinação, vestida de noiva, durante o decorrer da história.
Horário: 10h
Local: Praça Garcia - Jardim Novo
Classificação Indicativa: Livre

A descoberta das Américas
A partir de um sofisticado aparato técnico de interpretação e da quase ausência de recursos técnicos em cena, o protagonista conta “parte da história da nossa história” e propõe uma reflexão sobre os princípios de nossa colonização.
Horário: 20h
Local: Theatro Municipal Mariano Aranha
Classificação Indicativa: 14 anos

Domingo (09/06)
Domésticas
O espetáculo trata de um universo muito familiar a nós brasileiros. Coloca uma lente de aumento e transforma em protagonistas essas personagens invisíveis.
Horário: 21h
Local: Theatro Municipal Mariano Aranha
Classificação Indicativa: 12 anos

Segunda-feira (10/06)
Procura-se Bráulio desesperadamente
A peça conta a história de Alaor e Miriam, um casal apaixonado que vive o pesadelo de ter a sua vida sexual ameaçada quando Alaor começa a sofrer de impotência sexual e procura a ajuda de um pai de santo. Muitas confusões acontecem quando ele passa a ter sonhos alucinantes e discussões com o próprio pênis, popularmente conhecido como Bráulio, que decide abandonar o corpo de Alaor.
Horário: 20h
Local: Theatro Municipal Mariano Aranha
Classificação Indicativa: 16 anos

Programação das Oficinas
Oficina da Mostra de Teatro com Ana Carolina Sauwen
Dias 8 e 9 de junho (sábado e domingo), às 14hs.
Local: Cinema Popular – Centro Cultural Luiz Carlos Tavares (antiga estação de trem)
Faixa Etária: A partir de 12 anos
Informações e inscrições: (24) 2263-1306
A oficina fará uma introdução ao palhaço através de um dos pontos centrais da sua atuação: o jogo e a relação direta e imediata com tudo que o cerca, sejam parceiros de cena e até mesmo o público. Este princípio será trabalhado através de exercícios práticos e através da demonstração em vídeo do trabalho de alguns dos maiores palhaços do mundo, introduzindo os participantes num universo rico e muito divertido.
Ana Carolina Sauwen é atriz, palhaça e professora. Todo o seu percurso de investigação artística é voltado para o universo cômico. Mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO, com pesquisa intitulada "Caminhos para uma palhaça: investigação a partir de Avner, the Eccentric". Integra o grupo Bando de Palhaços, que trabalha em parceria com os Doutores da Alegria em hospitais da rede Estadual de saúde do Rio de Janeiro

Debates
Alguns espetáculos serão seguidos de debate com elenco e convidados.


Paraíba Cena Sul

Nenhum comentário: