segunda-feira, 27 de julho de 2015

Produtores Rurais de Paraíba do Sul recebem recursos do Programa Rio Rural

Os produtores rurais de Paraíba do Sul recebem, do Governo Marcinho, um apoio fundamental para o crescimento e fortalecimento do setor. Exemplo disso foi a implantação do Programa Rio Rural, que teve início no mês de maio de 2014, quando foi apresentado às autoridades locais, setores parceiros e comunidades beneficiadas no primeiro momento: o recebimento de recursos do referido programa.

As microbacias beneficiadas são as de Fagundes, que abrange Rio Manso, Sardoal e Rio Acima e do Córrego da Cruz, que abrange Sebollas e Cachoeira do Retiro. O Programa, executado pela Superintendência de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro (SEAPEC) possui financiamento do Banco Mundial e apoio da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
A EMATER-RIO é responsável pela execução do programa, que conta com o apoio técnico e administrativo da Secretaria Municipal do Ambiente e Agricultura, cujos funcionários acompanham as reuniões e auxiliam a elaboração e execução dos projetos individuais e grupais que beneficiarão os produtores rurais assim como as comunidades onde residem.
Cerca de 50 projetos serão implantados nesta etapa, durante a qual serão liberados recursos em torno de R$ 500 mil reais.
Os produtores receberão, individualmente, recursos financeiros para desenvolverem sua capacidade produtiva e realizarem práticas de recuperação ambiental. Dentre as principais práticas produtivas estão a aquisição de máquinas e equipamentos de irrigação. Entre as principais práticas de recuperação ambiental estão o reflorestamento de áreas de recarga e a proteção e recuperação de nascentes
Como o Programa Rio Rural objetiva também o desenvolvimento das comunidades locais, estão previstas a implantação e execução de projetos coletivos, que visam atender diretamente os interesses das comunidades rurais. Entre as principais práticas coletivas estão a aquisição de máquinas e equipamentos para atendimento aos produtores e a criação e recuperação de centros de convivência comunitários.

O Programa Rio Rural é uma conquista obtida pela população rural de Paraíba do Sul, a partir do empenho do Prefeito Marcinho, sua influência e parceria com o Secretário de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro e Deputado Estadual Christino Áureo. O programa vinha sendo executado desde 2008 na grande maioria dos municípios do Rio de Janeiro, porém somente com o empenho do atual governo, foi possível que o programa fosse implantado no município e capaz de melhorar a vida de nossos produtores rurais. 

Nenhum comentário: