terça-feira, 14 de julho de 2015

Esclarecimento Público

Esclarecimento Público

Diferentemente da notícia veiculada na semana passada por um órgão de imprensa local, que dizia que Prefeitura Municipal desfez o contrato com a empresa responsável pela construção da creche do Bairro Inema, vimos a público para esclarecer toda a verdade acerca dos fatos.
1.    O órgão de imprensa em questão publicou apenas uma página do processo de distrato firmado entre a Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul e a empresa MVC Componentes Plásticos. Conclui-se daí que o referido órgão de imprensa apresentou à sociedade apenas um recorte da realidade, uma página fora de um contexto, o que dá margens à distorção dos fatos.
2.    O documento completo, que conta com cerca de 100 (cem) páginas, explica as razões pelas quais as diversas empresas que venceram as licitações em mais de 500 cidades pelo Brasil não vão cumprir os contratos. De acordo com a Secretária de Educação, Francine Fontainha, a empresa vencedora pela licitação promovida pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), a qual ficou responsável pela construção de várias creches no Brasil (inclusive em Paraíba do Sul), após várias visitas técnicas alegou, junto ao mesmo órgão, impossibilidade de execução da obra pelo valor calculado pela mesma empresa para construção da creche, como explica.
3.    “No final do ano de 2013 foi “liberada” para o município de Paraíba do Sul e para mais cerca de 500 municípios no Brasil, a construção de creches. Após vários estudos sobre as demandas da Educação Infantil, o bairro do Inema foi contemplado para o recebimento da nova unidade de ensino. Durante o primeiro semestre do ano de 2014 foi feita toda a contrapartida exigida para a construção da creche: adequação do terreno, terraplenagem, instalação de possíveis pontos de água e luz que seriam necessários para a construção da nova unidade escolar. A empresa vencedora da licitação, promovida pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), a qual ficou responsável pela construção de várias creches no Brasil, após várias visitas técnicas, alegou, junto ao mesmo órgão, impossibilidade de execução da obra pelo valor calculado pela mesma empresa para construção da creche” disse a secretária.
4.    Francine Fontainha informou também que, por orientação FNDE os municípios foram orientados a realizar o distrato e a nova licitação será  gerenciada pelo município. A alegação mal fundamentada do órgão de imprensa acima citado cabe, então à cerca de 500 municípios em todo Brasil


Isto posto, o Prefeito Municipal Márcio de Abreu Oliveira reafirma que ss moradores do bairro Inema receberão a tão sonhada creche municipal, que irá atender a centenas de crianças, beneficiando pais que precisam deixar seus filhos em um local seguro para ir buscar o seu sustento de cada dia. Marcinho ressaltou que em diversos municípios do país, as obras foram prejudicados com o cancelamento da licitação promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

“Nós que amamos verdadeiramente Paraíba do Sul, sonhamos, lutamos e executamos ações que beneficiam nossa cidade. As creches que prometemos é um exemplo disso. Por um problema da empresa vencedora da licitação promovida pelo FNDE prejudicou com atrasos nas obras em todos os municípios contemplados” disse o prefeito Marcinho.

Nenhum comentário: