quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Secretaria do Ambiente e Agricultura realiza trabalho de orientação para produtores rurais de Paraíba do Sul

A Drª Tamaris Gonzáles Almeida orienta os Produtores Rurais
Os produtores rurais de Paraíba do Sul receberam, na manhã do dia 10 de fevereiro, a visita da Médica Cubana, Dra. Tamaris Gonzáles Almeida e da equipe da Secretaria do Ambiente e Agricultura. O objetivo da visita foi orientar os produtores sobre o uso abusivo de agrotóxicos.

A iniciativa se deu após levantamento da produção agropecuária do município, que apontou a falta de planejamento de alguns produtores rurais na utilização deste produto.
Segundo a Secretaria responsável, foi realizada uma reunião com a Secretária de Saúde, Maria Cristina Silva Souza, e a mesma disponibilizou uma médica, para dar orientações sobre o mau uso do agrotóxico e os males que o mesmo acarreta à saúde.

Serão realizadas algumas fases para a orientação destes produtores e a primeira delas se deu nas localidades de Sertão do Calixto, Sardoal e Rio Manso e se estenderá a outras comunidades.

O objetivo do trabalho consiste em atualizar os profissionais da área nas questões relacionadas aos riscos e a exposição aos agrotóxicos; realizar diagnóstico através de questionário com os trabalhadores rurais; promover a consciência ambiental e sanitária e principalmente, fomentar o uso de alternativas e práticas ecologicamente corretas, além discutir junto aos pequenos e grandes produtores e demais interessados, a importância do uso de EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) de maneira correta e o descarte das embalagens vazias de agrotóxicos, nos locais onde foram compradas.

O produtor rural Aécio Manso Lima, que cultiva Maracujá, ressaltou a importância deste trabalho realizado através da secretaria de Agricultura nas áreas rurais de Paraíba do Sul.

“Muitas vezes o que nos falta é orientação. Por isso é importante o trabalho realizado pela Secretaria do Ambiente e Agricultura, dando mais segurança a todos que tiram da terra seu sustento” Disse o produtor.

Nenhum comentário: