quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Coleta Seletiva volta a funcionar em Paraíba do Sul



Projeto é ação inédita implantada no Governo Marcinho


 

Nesta segunda-feira, dia 2 de março, a Secretaria de Ambiente e Agricultura reativa a Coleta Seletiva em toda cidade. O projeto, que ficou parado por cerca de 30 dias em função de problemas mecânicos com o caminhão volta com força total.
“A coleta seletiva em Paraíba do Sul é referência para o INEA (Instituto Estadual do Ambiente), porque conseguimos, em apenas três meses, sair da rota piloto e expandimos para os bairros. Isso é inédito no Estado”, disse a Secretária de Ambiente e Agricultura, Nathália Mafra.
A coleta seletiva foi implantada em 2013, quando foi criada a Cooperativa de Catadores de Paraíba do Sul. Com total apoio do Prefeito Marcinho, o projeto contou com diversas ações de preparação. “Reformamos e ampliamos o galpão onde é colocado o lixo reciclável. Disponibilizamos o material como EPI (Equipamento de Proteção Individual) e demos o uniforme aos catadores. Nosso objetivo principal com relação a esses trabalhadores é dar condições dignas para que desenvolvam suas funções”, disse o prefeito. 
Vale lembrar que, com a coleta seletiva, os trabalhadores não precisam ir até o lixão municipal separar todo o material que seria reciclado, facilitando ainda mais o serviço da categoria, além de tirar de forma direta do contato com o lixo ali depositado.
Ainda sobre a cooperativa, o Fiscal de Obras Luis Eduardo Amorim Ramos, funcionário efetivo lotado na Secretaria de Ambiente e Agricultura informou que a mesma foi criada com o apoio da ONG CRS. “A orientação do INEA é que a Prefeitura contrate o serviço da Cooperativa para fazer a coleta seletiva do município. Para que isso possa acontecer, dependemos da legalização da mesma. Esse processo de legalização está sendo desenvolvido em seus trâmites burocráticos”, salientou Ramos.

Nenhum comentário: