sexta-feira, 16 de maio de 2008

Comércio trirriense cresce cada vez mais

O faturamento do comércio na região de Três Rios registrou mais um aumento na receita. A alta foi de 1,9%, em relação ao mesmo período do ano passado. O setor Papelaria apresentou o melhor desempenho neste mês de março, pois houve alta de 10,0% no faturamento, em relação a março de 2007. Logo em seguida, o setor Cabeleireiro apresentou um aumento de 9,9%; e Eletrodoméstico obteve uma alta de 7,7%. Em contrapartida, o pior desempenho foi registrado para o setor Cine Foto Som, que faturou 5,9% a menos; seguido por Autopeças, com retração de 5,0%.
Em março, o número de unidades pedidas pelo comércio aos seus fornecedores registrou uma diminuição de apenas 0,2%. O setor que mais reduziu suas encomendas foi Hotelaria, já que seus pedidos foram 5,0% menores que os de fevereiro; seguido por Lanchonete, com redução de 4,7% e por Padaria, com queda de 4,3%. Em contrapartida, os setores Joalheria, Veículo e Farmácia apresentaram aumentos nas suas encomendas na ordem de 3%.
A estimativa é de que os preços dos fornecedores tenham ficado 1,5% mais caros que os praticados em fevereiro. Como vem sendo observado nos índices de preço, os aumentos do trigo fizeram com que os gerentes do setor Padaria fossem os que mais sofressem com os reajustes, visto que registraram 10,4% de aumento nas tabelas dos fornecedores. Este foi o maior aumento para o setor desde junho de 2007, quando o avanço nos preços dos fornecedores tinha sido de 11,1%, por conta dos intensos aumentos no preço do leite. Nenhum setor percebeu que os seus fornecedores reduziram os preços das tabelas de março.
A participação média do cartão de crédito na receita dos estabelecimentos ficou em 18,8%, representando um aumento em relação ao mês anterior (18,6%), e, também, na comparação com março de 2007 (14,6%). Cine Foto Som e Perfumaria computaram as maiores participações desta forma de pagamento em suas receitas, visto que suas representações ficaram em 40,3% e 30,3%.
O percentual de cheques sem fundos recebidos pelo comércio na região ficou em 0,3%, mantendo-se bem próximo ao observado em março de 2007 (0,5%). Os empresários do setor Posto de Combustível foram os mais prejudicados, visto que dos cheques recebidos, 1,7% não puderam ser compensados nas datas que deveriam ter sido e tiveram que ser reapresentados.
Os preços dos fornecedores acumularam uma alta de 3,7% no trimestre. Este aumento foi semelhante ao avanço de 3,6%, registrado no mesmo período de 2007. Já o número de empregados apresentou queda no trimestre, também seguindo a mesma tendência do ano anterior, porém a redução foi bem menos intensa, pois ficou em apenas 0,6%, enquanto que no mesmo período de 2007, o recuo tinha sido de 1,3%”, explicou o presidente do Sicomércio Três Rios, Júlio Cezar Resende de Freitas.
A pesquisa Opinião do Comércio de Bens, Serviços e Turismo é coordenada pela Fecomércio-RJ e pelo Sicomércio Três Rios em 169 estabelecimentos da região, divididos em 26 diferentes setores de atividade.

Nenhum comentário: